Entre as obras didáticas o “Saber e fazer história” e “Tudo é história”: como a Era Vargas e a Ditadura civil-militar brasileira são representadas enquanto conteúdo escolar

  • Stefany dos Santos Antonio Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Victor Coqueiro de Sousa Universidade Federal Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: livros didáticos, história, Brasil, Ensino de História

Resumo

O ensino de história no Brasil, principalmente o ensino que se faz em níveis médio e fundamental, é construído a partir de fatos marcantes que se desenvolveram ao longo do tempo nas terras inicialmente ameríndias. Para se compreender como se constituiu a história enquanto matéria no dia a dia escolar, partimos do ponto norteador denominado “livro didático”. O presente trabalho parte de uma análise comparativa entre dois livros didáticos: “Tudo é História” de Oldimar Cardoso e “Saber e fazer História” de Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues. Busca-se destacar as convergências e divergências nas perspectivas históricas construídas nas obras em questão, tendo como objetivo principal ponderar sobre qual livro constitui-se como a melhor alternativa que auxilie o professor no processo de ensino de história na sala de aula.

Biografia do Autor

Stefany dos Santos Antonio, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduando no Curso de História na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- Campus de Três Lagoas
Victor Coqueiro de Sousa, Universidade Federal Mato Grosso do Sul
Graduando no Curso de História na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- Campus de Três Lagoas

Referências

ADLER, Mortimer J.; DE OLIVEIRA, Inês Fortes. A arte de ler: como adquirir uma educação liberal. 1954.

ALVES, Márcio Moreira. 68 mudou o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, P.145-52.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros didáticos entre textos e imagens. In. O Saber Histórico na sala de aula. Contexto, 2004.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Materiais didáticos: concepções e usos. In. Ensino de História Fundamentos e Métodos. SP, Cortez; 2005.

CARDOSO, Oldimar. Tudo é História: História Contemporânea História do Brasil (séculos XX-XXI). Editora Ática. São Paulo;2006.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o esta da arte. Educação e pesquisa, São Paulo, v.30,n.3,p.549-566, set./dez.2004

COTRIM / RODRIGUES, Gilberto / Jaime. Saber e Fazer História. 7ª edição. Editora Saraiva. São Paulo;2012.

DULLES, John W.F. Anarquistas e comunistas no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977, p.270.

FREIRE, Paulo. "Não há docência sem discência." Röhrig, Christine. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: 16ª Ed. Paz e Terra (1996).

GATTI JUNIOR, Décio. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Endusc, 2004. Páginas 11-135.

KARNAL, L. Introdução. In: ______. (Org.). História na sala de aula. Conceitos, práticas e proposta. São Paulo: Contexto, 2009.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático como mercadoria. Pro-Posições | v.23, n.3 (69) | P. 56-66 | set./ dez. 2012

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi; KARNAL Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.

RÜSEN, Jörn. O livro didático ideal. In Jörn Rüsen e o ensino de História, UFPR, 2011, p. 109-129.

Publicado
2019-12-13