Apresentação

  • Michelle Fernandes Lima
  • Paulo Fioravante Giareta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: apresentação

Resumo

 

            O presente dossiê, articulado às atuais demandas para as politicas públicas, objetiva promover o debate sobre as políticas de formação de professores em curso no sistema educacional brasileiro conferindo destaque para a contextualização histórica dos processos e projetos formativos.

            As políticas educacionais oficializadas pela Lei nº 13.005, de julho de 2014, que aprova do Plano Nacional de Educação de 2014 a 2024, a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que altera a LDB de 1996, promovendo a denominada reforma do Ensino Médio e a definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), precipitam um amplo debate, no sistema educacional brasileiro, sobre as políticas de formação de professores. Debates que se materializam na incidência direta por profundas mudanças na formação de professores, que precisam ser analisados à luz da história, enquanto projetos em disputa.

Biografia do Autor

Paulo Fioravante Giareta , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Paulo Fioravante Giareta professor adjunto Giareta UFMS, Campus de Três Lagoas.

 
Publicado
2019-12-13