v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

A PERSPECTIVA DISCURSIVA NA ALFABETIZAÇÃO

Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Alfabetização; Perspectiva Discursiva; Produção Acadêmica.

Resumo

Este texto é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cujo objeto de estudo é a Perspectiva discursiva de alfabetização. O objetivo geral do trabalho foi investigar em trabalhos acadêmicos as contribuições da perspectiva discursiva no processo de alfabetização. Os objetivos específicos são: a) Identificar as noções teóricas que definem a perspectiva discursiva na alfabetização; b) Levantar nos trabalhos acadêmicos as práticas escolares que contribuem para a alfabetização fundamentadas na perspectiva discursiva. O referencial teórico da investigação realizada foi composto, inicialmente, pelos seguintes autores e respectivos objetos: sobre a perspectiva discursiva Smolka (2012) e Goulart (2020, 2017), para conceituar alfabetização Soares (2009) e acerca dos gêneros discursivos Bakhtin (2003). Para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, na qual foram selecionadas teses e dissertações que tratam do objeto em questão. Foram então realizadas leituras, levantamentos e organização de dados em tabelas. Os dados levantados nos estudos possibilitaram considerar que a perspectiva discursiva não é um método de alfabetização, mas sim uma abordagem a partir da qual a criança se relaciona com a língua escrita enquanto sujeito histórico social. O processo de alfabetização diz respeito à apropriação de práticas culturais de uso da escrita e envolve os gêneros discursivos nas situações de leitura e escrita partindo do contexto real em que o aluno está inserido.