v. 4 (2025)
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CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: REFLEXÕES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSCIENTE E CRÍTICA

Publicado August 13, 2025
Palavras-chave
  • Infância,
  • Concepções históricas,
  • Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo propõe analisar criticamente as representações sociais construídas historicamente sobre a infância e refletir como tais visões influenciam o imaginário social e, consequentemente, a prática pedagógica. Compreender as concepções de infância na sociedade é essencial para os professores em todas as etapas da educação básica, uma vez que tais concepções podem influenciar diretamente suas práticas pedagógicas. A forma como se enxerga a criança impacta o modo como ela é tratada, as expectativas estabelecidas sobre seu comportamento e o modo como ela aprende e se desenvolve. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão de literatura sobre a temática, tomando como referencial teórico as contribuições da pedagogia histórico-crítica, por meio das obras de Saviani. Concluímos que a infância está imersa em concepções historicamente elaboradas, as quais moldam a forma de ensinar e se relacionar com as crianças no cotidiano. Cabe aos professores conhecerem tais concepções para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o ser criança e o seu processo de educação.