A DOR COMO POTÊNCIA CRIATIVA NAS PERFORMANCES DE MONA HATOUM E PETR PAVLENSKY

  • Simone Beatriz de Paula Vazes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação estabelecida entre a dor e a expressão criativa na arte da performance, desse modo, duas obras foram selecionadas como formas poéticas de representação sensível da dor: The Negotiating Table (1983) de Mona Hatoum e Seam (2012) de Petr Pavlensky. Enquanto Hatoum encena a experiência da dor através de performances que representam a frieza e o abjeto na guerra, Pavlensky inflige a dor física em seu próprio corpo, não só como forma de expressão artística, mas também como protesto político radical. Os manifestos da performance, de acordo com Goldberg (2007), desde os artistas futuristas até os atuais, refletem um modo de expressão de dissidentes em busca de meios distintos de pensar a experiência artística no cotidiano. Segundo Glusberg (2013), a performance questiona o natural e simultaneamente realiza um ato artístico que questiona os dogmas, em especial os comportamentais, através da sua manifestação. Além da pesquisa documental com os registros das performances e entrevistas com os artistas, autores como Glusberg (2013); Goldberg (2007); Agamben (2007); Mbembe (2013) e Rancière (2012) nos auxiliam na compreensão das questões artísticas, sociais e políticas levantadas na análise das obras.

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Publicado
2021-06-29