EMPREENDEDORISMO: O DIRECIONAMENTO DOS RECURSOS PÚBLICOS NAS AÇÕES EMPREENDEDORAS

ANÁLISE SITUACIONAL DO SEBRAE - TEFÉ

  • Ana Hilcy Matos FURTADO
  • Francielle da Silva MENEZES
  • Kelbia Matos FURTADO
  • Jurandir Moura DUTRA
Palavras-chave: Recursos, pequenos empreendimentos, Empreendedorismo

Resumo

O presente estudo objetiva identificar o direcionamento dos recursos públicos nas ações empreendedoras: análise situacional do SEBRAE em Tefé/AM em relação ao cotidiano profissional das instituições empreendedoras, no que diz respeito ao comportamento da instituição no oferecimento de cursos e eventos. Sendo as principais atribuições com serviços e produtos ofertados, assim como a execução dessas atividades e se há observância dos normativos legais na prestação do serviço público. As reflexões acerca deste tema vêm de encontro com as exigências dos próprios empreendedores de nossa atualidade, sob a ótica da responsabilidade socioambiental, da transparência orçamentária, da prevenção e combate à lavagem de dinheiro, ao terrorismo e à corrupção, em uma maior participação de ações que agreguem valor de negócio para os próprios empreendedores. Na metodologia, utilizou-se pesquisas qualitativa e quantitativa, entrevistas com empreendedores de diferentes ramos de economia e questionário aplicado a uma amostra de 9 (nove) empreendedores, na cidade de Tefé/AM. Logo, constatou-se que a prática de cursos e eventos do SEBRAE/Tefé para todos os empreendedores, visando crescimento dos empreendimentos e aplicação dos recursos, trazendo inovações de negócios, principalmente tecnológicas, tanto na esfera municipal, estadual ou federal, é de relevante importância para a melhoria, não somente da instituição, como também a coletividade, pois sua gestão pauta-se no caráter imprescindível do crescimento da economia municipal referente a outros municípios e até mesmo da capital.

Referências

BORGES, D. A. H.; ROMANIELLO, M. M.; BRITO, M. J. Empreendedorismo no Setor Público: A Influência das Características Organizacionais. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas Regepe, v. 5, n. 1, p. 85-116, 2016. DOI: 1014211/regepe. v 5i1.320. Disponível em: . Acesso em: 06 de abril de 2020.

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 4° ed. São Paulo: Atlas, 1999.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): 1909. Prática e princípios / Peter F. Drucker; tradução de Carlos Malferrari. 2° Ed. São Paulo: Pioneira, 1987.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor. Tradução de Carlos Malferrari. São Paulo: Pioneira Thomsom, 2002.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Graduação Tecnológica Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

HOOD, C. A public management for all seasons? Public Administration, 69. p. 3-19. 1991.

HUGHES, O. PUBLIC Management and Administration, London: Macmillan. 1994.

LOPES, Eliana Barreto de Menezes. O SEBRAE e as relações público-privado no Brasil. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2001.

MANCUSO, José Humberto. SEBRAE 30 anos parceiro dos brasileiros. Brasília: Sebrae Nacional, 2002.

O que é ser empreendedor | Sebrae. (2019). Disponível em:
. Acesso em: 03 de abril de 2020.

PEREIRA, L. C. Bresser. A reforma gerencial do Estado de 1995. Revista de Administração Pública. v. 34. n 4. p. 7-26. jul./ago, 2000.

PIMENTEL, Alex. Curso de Empreendedorismo. São Paulo: Gigerati Books, 2008.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2° ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.

TEIXEIRA, T. S.; ANDRADE, D. M.; ALCÂNTARA, V. C. et al. Inovação e Empreendedorismo: um caso no setor público. Pretexto, Belo Horizonte, out. 2018. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2020.

SILVA, C. A.; VALADARES, J. L.; ANDRADE, D. M. Ações Empreendedoras Na Gestão Pública: análise do programa crédito solidário (PCS) em um município do sul de minas gerais. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Curitiba, v. 15, n. 1, p. 55-68, 2016.

SOUSA, J. L.; PAIVA JUNIOR, F. G. O Empreendedorismo no Setor Público: A Ação Empreendedora da Fundação Joaquim Nabuco. Anais [...]. Encontro de Administração Pública e Governança. 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 de abril de 2020.

VALADARES, Josiel Lopes. Significados do Empreendedorismo no Setor Público no Contexto Municipal Brasileiro. 2016. 266f. Tese (Doutorado em área de concentração em Organizações, Gestão e Sociedade), Departamento de Administração e Economia, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.

VALADARES, J. L.; EMMENDOERFER, M. L. A incorporação do Empreendedorismo no Setor Público: reflexões baseadas no contexto brasileiro. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 41, p. 82-98, 2015.
Publicado
2021-07-01
Como Citar
FURTADO, A. H. M.; MENEZES, F. DA S.; FURTADO, K. M.; DUTRA, J. M. EMPREENDEDORISMO: O DIRECIONAMENTO DOS RECURSOS PÚBLICOS NAS AÇÕES EMPREENDEDORAS. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 142-156, 1 jul. 2021.
Seção
Artigos - Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade