ESTUDO SOBRE O USO DE FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO NOS NÚCLEOS SETORIAIS DE UMA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL EM MARINGÁ/PR

  • Andreine BUSNELLO
  • Adriana VIEIRA

Resumen

Em busca de competitividade e diferenciação no mercado, diversos segmentos organizam-se em associações, grupos ou mesmo em núcleos setoriais, com o objetivo não apenas de trocar conhecimento, mas também de criar possibilidade de atuação que garantam sua permanência no segmento de forma lucrativa. Muitas destas formas de organização podem ser consideradas Clusters de Conhecimento pela sua dinâmica de trabalho que valoriza a construção de conhecimento para obtenção de objetivos comuns. Considerando a relevância do compartilhamento do conhecimento como forma de agregar valor as organizações, esse estudo objetiva identificar e compreender o uso de práticas/ferramentas de compartilhamento de conhecimento utilizadas dentro dos núcleos setoriais participantes do Programa Empreender promovido pela Associação Comercial e Empresarial da cidade de Maringá/PR. Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, tendo como instrumento de pesquisa um questionário fechado abordando o uso de ferramentas de compartilhamento do conhecimento. Foi possível compreender que os núcleos setoriais apresentam uso relevante de ferramentas que são inerentes à própria configuração do Programa Empreender, como o espaço de trabalho colaborativo, sua estrutura como um cluster de conhecimento e reuniões que proporcionam a reflexão e troca de pensamentos visando o crescimento conjunto. A principal constatação foi de que existe por parte dos núcleos a compreensão conceitual das ferramentas de compartilhamento do conhecimento, além de que há evidências quanto ao uso, porém isso acontece de forma discrepante, visto que não foi verificado padronização desse uso entre os núcleos setoriais, uma vez que cada um adota as ferramentas que mais atendem suas necessidades.

Citas

ACIM. ACIM - Empreender. Disponível em: . Acesso em: 16 maio. 2020.
ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION (APO). Knowledge Management: Tools and Tehniques Manual. Tokyo: Asian Productivity Organization, 2010.
ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION (APO). Knowledge Management: Tools and Tehniques Manual. Tokyo: Asian Productivity Organization, 2020.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2a ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.
DALKIR, K. Knowledge management in theory and practice. Second ed. London, 2011.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial. São Paulo: Publifolha, 1999.
DAVILA, G. A. et al. O Ciclo De Gestão Do Conhecimento Na Prática: Um Estudo Nos Núcleos Empresariais Catarinenses. International Journal of Knowledge Engineering and Management, v. 3, n. 37, p. 43–64, 2014.
DOROW, P. F. Compreensão do compartilhamento do conhecimento em atividades intensivas em conhecimento em organizações de diagnóstico por imagem. Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.
ERPEN, J. G. et al. Métodos e técnicas de gestão do conhecimento aplicadas para melhorar a gestão do capital intelectual em núcleos setoriais de uma associação empresarial. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 22–35, 2015.
KETELS, C. H. M. The Development of the cluster concept – present experiences and further developments. NRW conference on clusters, n. November, p. 1–25, 2003.
NONAKA, I. A Dynamic Theory of Organizational Knowledge Creation Author(s): Ikujiro Nonaka Source A Dynamic Theory of Organizational Knowledge Creation. Organization Science, v. 5, n. 1, p. 14–37, 1994.
NONAKA, I.; TOYAMA, R.; NAGATA, A. A firm as a knowledge-creating entity: a new perspective on the theory of the firm. Industrial and Corporate Change, v. 9, n. 1, p. 1–20, 2000.
WONS, L. et al. Barreiras ao compartilhamento do conhecimento nas organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 8, n. Número Especial, p. 86–101, 2018.
Publicado
2021-07-01
Cómo citar
BUSNELLO, A.; VIEIRA, A. ESTUDO SOBRE O USO DE FERRAMENTAS DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO NOS NÚCLEOS SETORIAIS DE UMA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL EM MARINGÁ/PR. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 4, n. 4, p. 128-141, 1 jul. 2021.
Sección
Artigos - Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade