O PAPEL DO E-LEARNING NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Maria Eduarda dos Santos SANCHES
  • Renato Dias BAPTISTA

Resumo

Para analisar os novos modelos da comunicação por meio da internet é preciso reconhecer a sociabilidade do homem desde a antiguidade. A necessidade de comunicação é uma característica humana, mas com a tecnologia, esses parâmetros sofrem alterações em diversos âmbitos, entre eles a dinâmica de uma organização e suas práticas de treinamento e desenvolvimento. A possibilidade de utilizar meios tecnológicos para alavancar o desenvolvimento dos funcionários é evidente diante das novas tecnologias, principalmente quando se considera o cenário atual com a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Um dos mecanismos está representado no uso do e-learning. Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar como as tecnologias fundamentadas no e-learning estão possibilitando o desenvolvimento de competências em tempos de pandemia da COVID-19. A pesquisa apresentada foi do tipo exploratória, de caráter bibliográfico, ademais, foi realizado um estudo de campo em uma empresa de grande porte do setor de desenvolvimento de equipamentos e máquinas agrícolas situada no Oeste Paulista, com aplicação de questionários para os colaboradores que tem contato com a aprendizagem por meio do e-learning, desse modo, obteve-se como resultado que a empresa analisada se faz presente na educação corporativa por meio do e-learning, e que há aceitação dessa metodologia pelos funcionários, todavia, foram levantadas questões que desfavorecem uma aprendizagem mais sólida, como pouca interação no treinamento. Entretanto, foi analisado que em sua maioria os colaboradores percebem a contribuição do e-learning no processo de desenvolvimento de competências, a passo em que na pandemia verificou-se o aumento na frequência de treinamentos pautados no e-learning.

Referências

ARAÚJO, E. V. F. de.; VILAÇA, M. L. F. TICs e Interdisciplinaridade: contribuições para Práticas Educacionais. In: VILAÇA, M. L. F.; ARAÚJO, E. V. F. de., orgs. Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2021.
BRANCALEONE, C. Comunidade, Sociedade e Sociabilidade: Revisitando Ferdinand Tönnies. Revista de Ciências Sociais, Ceará, v.39, n.1, p. 98-104, 2008. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Educação Corporativa. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2020.

CLARK, R.C; MAYER, R.E. E-learning and the Science of Instruction: Proven Guidelines for Consumers and Designers of Multimedia Learning. São Francisco: Pfeiffer, 2003.

COLLISTOCHI, C. C. et al. Relação entre as Gerações e o Processo de Aprendizagem em uma Organização Bancária. In: EnANPAD, 36, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2012. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_EOR806.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2020.

COSTA, S. R. S; DUQUEVIZ, B. C; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 3, p.604-610, set/dez, 2015.

CRUZ, J. A. S. et al. A Utilização do e-learning como ferramenta na educação corporativa. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares d Comunicação, 40, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: Universidade Positivo, 2017.

EBNER, M. et al. COVID-19 Epidemic as E-learning Boost ? Chronological Development and Effects at an Austrian University against the Background of the Concept of “E-Learning Readiness”. International Journal of Environmental Research and Public Health – Future Internet, v. 12, n. 94, p.1-20, 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2020.

FERNANDES, P. C. O e-learning como ferramenta estratégica para o treinamento e o desenvolvimento de pessoas e organizações. Associação brasileira de educação a distância, 2013. Disponível em: < http://www.abed.org.br/media/artigo_elearning.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2021.

FERREIRA, A.; GARCIA, P. A. A. de.; THIELMANN, R. O E-learning Como Ferramenta de Aprendizagem: Um Estudo de Caso Múltiplo Sobre a Percepção dos Treinandos. In: II Encontro de gestão de pessoas e relações de trabalho, 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2009.

FLEURY, M. T. L; FLEURY, A. Alinhando estratégia e competências. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, jan/mar, 2004. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902004000100012>. Acesso em: 27 mar. 2021.

______. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, edição especial, p.183-196, 2001. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10.pdf>. Acesso em: 12 set. 2020.

FREITAS, A. S. de. A implementação do e-learning nas escolas de gestão: um modelo integrado para o processo de alinhamento ambiental. Tese de doutorado em Administração de Empresas. Rio de Janeiro, 2009. PUC, Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2020.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T., orgs. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

JACOBSOHN, L. V. A Contribuição do e-learning no Desenvolvimento de
Competências do Administrador: Considerando o Estilo de
Aprendizagem do Aluno de Graduação. Trabalho de conclusão de curso (dissertação), mestrado em Administração de Empresas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

KENSKI, J. M.; BRUNSTEIN, J. Limites e possibilidades do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais. REAd – Revista Eletrônica de Administração, Rio Grande do Sul, v. 16, n. 3, p. 687-715, 2010.

KIPNIS, B. Educação superior à distância no Brasil: tendências e perspectivas. In: LITTO, F. M; FORMIGA, M., orgs. Educação a distância: o estado da arte. v.1. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Disponível em: < http://www.abed.org.br/arquivos/Estado_da_Arte_1.pdf>. Acesso em: 11 set. 2020.

KNOB, M. A. S; GOERGEN, C. Percepção de carreira para a geração y – um desafio para as organizações. Recape - Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, v. 6, n. 3, 2016. Disponível em: < file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/31061-83037-3-PB.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2020.

MARTINS, H. G. Educação corporativa: educação e treinamento nas empresas. In: LITTO, F. M; FORMIGA, M., orgs. Educação a distância: o estado da arte. v.1. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Disponível em: < http://www.abed.org.br/arquivos/Estado_da_Arte_1.pdf>. Acesso em: 11 set. 2020.

MUNDIAL, Organização da Saúde (OMS). Recomendações sobre os locais de trabalho. Disponível em: < https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/>. Acesso em: 14 dez. 2020.

PIMENTEL, C. C.; SANTOS, N. E-learning: Novos Rumos em Educação e Treinamento. Rio de Janeiro: UERJ, 2002. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadinf/article/view/6588/4687>. Acesso em: 27 mar. 2021.

PRENSKY, M. The motivation of gameplay: The real twenty-first century learning revolution. On the Horizon, v. 10, n. 1, p. 5-11, 2002.

RADHA, R. et al. E-learning during Lockdown of Covid-19 Pandemic: A Global Perspective. International Journal of Control and Automation. v.13, n. 4, p. 1088-1099, 2020.

ROCHA, A. M. N. et al. E-learning como estratégia de treinamento: percepção e avaliação das tecnologias de informação e comunicação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2021.

RUHE, V; ZUMBO, B. de. Avaliação de Educação a distância e e-learning. Porto Alegre: Penso, 2013.

SALES, A. B. de; BOSCARIOLI, C. Uso de Tecnologias Digitais Sociais no Processo Colaborativo de Ensino e Aprendizagem. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Porto, n. 37, p.82-98, jun. 2020. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2020.

SARTORI, G. K. Implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadores. Trabalho de conclusão de curso (monografia), graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

SILVA, R. C. da. et al. Âncoras e valores sob diferentes perspectivas da gestão de carreira. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 18, n. 59, p. 145-162, 2016. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rbgn/v18n59/1806-4892-rbgn-18-59-00145.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2020.

SILVA, R. S. da. A educação corporativa: universidades corporativas. In: LITTO, F. M; FORMIGA, M., orgs. Educação a distância: o estado da arte. v.1. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Disponível em: < http://www.abed.org.br/arquivos/Estado_da_Arte_1.pdf>. Acesso em: 11 set. 2020.

SILVA, J. E; RAMOS, A. S. M; TORRES, E. F. Contribuições da Gestão do Conhecimento para a Educação a Distância: uma discussão acerca do e-learning. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 29, 2009, Bahia. Anais... Salvador: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2009. p. 1-10.

STAHL, G; KOSCHMANN, T; SUTHERS, D. Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. In R. K. Sawyer (Ed.), Cambridge handbook of the learning sciences (p. 409-426). Cambridge, UK: Cambridge University Press. 2006.

STEVENS, R. H. Managing Human Capital: How to Use Knowledge Management to Transfer Knowledge in Today’s Multi-Generational Workforce. International Business Research. n. 3, v. 3, 2010. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/44298411_Managing_Human_Capital_How_to_Use_Knowledge_Management_to_Transfer_Knowledge_in_Today's_Multi-Generational_Workforce>. Acesso em: 1 out. 2020.

VELOSO, E. F. R; DUTRA, J. S; NAKATA, L. E. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações y, x e baby boomers. REGE - Revista de Gestão, São Paulo, v. 23, n.2, p. 88-98, 2016. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/121103/118086>. Acesso em: 10 dez. 2020.

VELOSO, E. F. R; SILVA, R. C.; DUTRA, J. S. Diferentes gerações e percepções sobre carreiras inteligentes e crescimento profissional nas organizações. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 13, n.2, p.197-207, 2012. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v13n2/07.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2021.
Publicado
2022-09-19
Como Citar
SANCHES, M. E. DOS S.; BAPTISTA, R. D. O PAPEL DO E-LEARNING NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do Simpósio Sul-Mato-Grossense de Administração , v. 5, n. 5, p. 114-133, 19 set. 2022.
Seção
Artigos - Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade