Entre posts e parcerias: Práticas de marketing de influência em agência de viagem receptiva

  • Sinval Pereira Jr Instituto Federal Catarinense
  • Ana Paula Santos Porto
Palavras-chave: Marketing digital, Influenciadores digitais, Engajamento, Turismo receptivo, Legitimação

Resumo

O marketing de influência é hoje considerado uma das principais estratégias digitais para aproximar os clientes das empresas. Pode ser aplicada no mercado turístico, sobretudo nas agências de viagens, para conectá-las aos seus consumidores antes mesmo da viagem acontecer, e para auxiliar o consumidor no seu processo de tomada de decisão. Contudo, o uso desta estratégia deve considerar alguns aspectos importantes de planejamento e gestão para obtenção de seus resultados. Este estudo objetivou identificar as práticas de marketing de influência aplicadas em uma agência de viagem receptiva localizada no extremo sul catarinense, para compreender se há um processo de planejamento e gestão adequados. No presente estudo de caso, de cunho descritivo-exploratório, aplicou-se um questionário com 10 perguntas abertas ao gestor e, por meio da análise de conteúdo, foi possível aferir que a agência apresenta certa sequência na execução do marketing de influência, mas falha na adequação dos seus objetivos com a estratégia, bem como na profundidade das pesquisas no momento de contratação do influenciador e na análise das métricas limitada. Assim, elaborou-se um infográfico ao gestor sobre as práticas adotadas e também um feedback de formato sanduíche para servir de instrumento para o desenvolvimento da estratégia e maximização dos resultados positivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sinval Pereira Jr, Instituto Federal Catarinense

Graduando em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal Catarinense (IFC). E-mail: sinvaljunioor@gmail.com

Ana Paula Santos Porto

Graduada em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal Catarinense (IFC). Especialista em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). E-mail: anapsantosporto@gmail.com

Referências

Abreu-e-Lima, D. M., & Alves, M. N. (2011). O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Revista Pro-Posições, 65(2), 189-205. Recuperado de https://www.scielo.br/pdf/pp/v22n2/v22n2a13.pdf

Acerenza, M. A. (1990). Agencias de viajes: organización y operación. México: Trillas.

Affonso, I. A. M., Cabral, N. S., Reis, J. R., Oliveira, F. F. (2018). Imagens e Imaginários do Brasil: um estudo a partir do perfil do ministério do turismo no instagram. Anais do 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Recuperado de http://festivaldascataratas.com/forum-turismo/anais/2018/marketing-servicos/imagens-e-imaginarios-do-brasil-um-estudo-a-partir-do-perfil-ministerio-do-turismo.pdf

Andrade, B. L. S., Mota, D., Ferreira, H. P., & Perinotto, A. R. C. (2018). As mídias sociais e os influenciadores digitais na promoção de destinos turísticos. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos, 8(2), 32-42.

Andrade, C. F. (2010). Marketing: O que é? Quem faz? Quais as tendências? (2a ed.). Curitiba: Ibpex.

Barreiro, T., Dinis, G., & Breda, Z. (2019). Marketing de influência e influenciadores digitais: aplicação do conceito pelas DMO em Portugal. Marketing & Tourism Review, 4(1). https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5702

Berlitz, D. K., & Rauber, L. H. (2019). Marketing de Influência e Engajamento: uma análise do perfil da Jade Seba no Instagram. In A.Rublescki (Ed.), Trilhas e Caminhos: pesquisa em comunicação (pp. 8-19). Novo Hamburgo: Feevale. Recuperado de https://www.feevale.br/Comum/midias/71a6132d-36f6-46f9-aef2-c5769a7f91b3/Trilhas%20e%20caminhos%20-%20pesquisa%20em%20comunica%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o.pdf#page=8

Bezerra, L. K. O., & Nogueira, M. P. L. (2019). Redes sociais, mídias sociais e influenciadores digitais: impactos na decisão do consumidor. Monografia (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Federal Rural da Amazônia, Parauapebas.

Boaria, F., & Souza, L. C. (2017). A importância do marketing digital na divulgação do calendário de eventos do município de Santa Vitória do Palmar/SC sob a ótica da comunidade. Revista Turismo em Análise, 28(3), 513-531.

Campos, B. I. (2014). O infográfico como ferramenta de estímulo à leitura de artigos científicos. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Cardozo, P. F., Fernandes, D. L., & Holm, C. C. (2017). Análise da promoção turística de Prudentópolis (PR) por meio de vídeo em mídias sociais. Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, 10(23), 1-15.

Cortez, M. C. A., & Mondo, T. S. (2018). Comentários On-line: Formação de Expectativa e Decisão de Compra de Consumidores Hoteleiros. Revista Rosa dos Ventos, 10(1), 119-135.

Dreyer, B. M. (2017). Relações Públicas e Influenciadores Digitais: abordagens para a gestão do relacionamento na contemporaneidade. Revista Communicare, 17(esp.), 56-75.

Gil, A. C. (2009). Como elaborar projetos de pesquisa (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Godoi, C. S. (2018). Análise da percepção de importância dos influenciadores digitais para o processo de decisão de compra: um estudo exploratório. Monografia (Graduação) - Curso de Administração, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.

Gratão, P. (2020). Como as empresas estão usando o TikTok para se relacionar com consumidores. Recuperado de https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Mundo-digital/noticia/2020/03/como-empresas-estao-usando-o-tiktok-para-se-relacionar-com-consumidores.html

Gretzel, U. (2018). Influencer marketing in travel and tourism. In Sigala, M. & Gretzel, U. (Eds.), Advances in Social Media for Travel, Tourism and Hospitality: New Perspectives, Practice and Cases, pp. 147-156. New York: Routledge.

Hueso, E. G. (2017). Nuevas tendencias en el marketing de influencia: el caso de Instagram. Monografia (Graduação) - Curso de Administración y Dirección de Empresas, Universidad Politécnica de Cartagena, Cartagena.

Imme, A. (2020). Ranking das Redes Sociais. Recuperado de https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/

Kádeková, Z., & Holienčinová, M. (2018). Influencer marketing as a modern phenomenon creating a new frontier of virtual opportunities. Communication Today, 9(2), 90-105.

Karhawi, I. S. (2016). Influenciadores digitais: o Eu como mercadoria. In E. Saad, & S. C. Silveira (Org.), Tendências em comunicação digital (1a ed., pp. 38-59). São Paulo: ECA-USP.

Karhawi, I. S. (2017). Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Revista Communicare, 17(esp.), 46-61.

Karhawi, I. S. (2018). De blogueira à influenciadora: motivações, ethos e etapas profissionais na blogosfera de moda brasileira. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Karhawi, I. S. (2019). Crises geradas por influenciadores digitais: propostas para prevenção e gestão de crises. Anais do XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Recuperado de http://abrapcorp.org.br/site/manager/arq/(cod2_22771)IssaafKarhawi_GT6_Abrapcorp2019.pdf

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante.

Kraus, C. B. (2018). Mídias Sociais e Turismo: interfaces da satisfação com o engajamento dos visitantes do Festival Brasileiro de Cerveja, Blumenau, SC, Brasil. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria, Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú.

Larrossa, L. (2019). Como medir o engajamento do seu Instagram. Recuperado de https://lucianolarrossa.com/como-medir-engajamento-meu-instagram/#:~:text=Como%20calcular%20a%20taxa%20de%20engajamento%20de%20um%20post&text=Escolha%20uma%20publica%C3%A7%C3%A3o%20e%20some,taxa%20de%20engajamento%20daquele%20post

Loubach, M. B. S., Madeira, P. A., & Coelho, M. A. P. (2019). Os influenciadores digitais como uma nova estratégia de marketing turístico. Anais do XIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Recuperado de https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/view.php?id=749

Machado, D. T., Antunes, J. R. C., & Monteiro, L. S. (2007). Relações públicas: evolução teórico-conceitual e percepções sobre a atividade. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recuperado de http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R2347-1.pdf

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2018). Metodologia Científica (7a ed.). São Paulo: Atlas.

Ministério do Turismo. (2015). Marketing de Destinos Turísticos. Recuperado de http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Marketing_Destinos_Turisticos.pdf

Peres, L. G., & Karhawi, I. S. (2017). Influenciadores Digitais e Marcas: um mapeamento exploratório. Anais do X Simpósio Nacional da ABCiber, 1675-1696. Recuperado de http://www.abciber.org.br/anais-abciber-2017.pdf

Pereira, L. A., Danielce, T. R., & Bidarte, M. V. D. (2019). Mídias sociais e sua importância na captação de clientes: um estudo exploratório no setor hoteleiro de Chuí/RS-Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo, 9(1), 175-199.

Perinotto, A. R. C., & Siqueira, R. A. (2018). As novas tendências do marketing digital para o setor turístico. Revista Turismo: Estudos & Práticas, 7(2), 186-215.

Pitta, L. C. P. (2016). Os desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negócios. Monografia (Graduação) - Curso de Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

QualiBest (2018). Influenciadores Digitais. São Paulo: Instituto QualiBest. Recuperado de https://www.institutoqualibest.com/landing-influenciadores/

Richardson, R. J. (2017). Pesquisa Social: métodos e técnicas (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Ruiz, T. C. D., Manosso, F. C., & Bizinelli, C. (2018). O Marketing Digital e os Destinos Turísticos: Uma Análise das Estratégias Online. Anais do 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Recuperado de https://festivaldascataratas.com/forum-turismo/anais/2018/marketing-servicos/o-marketing-digital-e-os-destinos-turistico.pdf

Ruschmann, D. V. M. (1999). Marketing Turístico: um enfoque promocional (4a ed.). Campinas: Papirus.

Sánchez, D. A. B. (2016). Evolución del marketing de influencers en los últimos años: España. Monografia (Graduação) - Curso de Publicidad y Relaciones Públicas, Universidad de Sevilla, Sevilla.

Schermann, D. (2019). Pesquisa de mercado: o que é, como fazer e questionários de pesquisa. Recuperado de https://blog.opinionbox.com/pesquisa-de-mercado-o-que-e/

Sebrae (2014). Ideias de Negócios: agência de turismo receptivo. Recuperado de http://observatorio.sebraego.com.br/tendenciaseoportunidades2014/wp-content/uploads/2014/07/agencias-de-turismo-receptivo.pdf

Sebrae (2016). Inovação nas agências de turismo receptivo. Recuperado de https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/inovacao-nas-agencias-de-turismo-receptivo,a262de00ec875510VgnVCM1000004c00210aRCRD

Silva, D. B. R. (2011). Agências de Viagem e Turismo. Manaus: Centro de Educação Tecnológica. Recuperado de http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/629/AgenciadeViagenseTurismo_PB_CAPA_ficha_ISBN_20130510.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Suta, C. (2016). Cómo usar el marketing de influencia para que sea una inversión redituable. Recuperado de https://www.merca20.com/como-usar-el-marketing-de-influencia-para-que-sea-una-inversion-redituable/

Tariq, H. (2019). Por que micro-influenciadores são tão importantes. Recuperado de https://forbes.com.br/negocios/2019/06/por-que-micro-influenciadores-sao-tao-importantes/

Terra, C. (2017). Do broadcast ao socialcast: apontamentos sobre a cauda longa da influência digital, os microinfluenciadores. Revista Communicare, 17(esp.), 80-99.

Torre, F. (2001). Agências de viagens e transportes. São Paulo: Roca.
Publicado
2021-01-11
Como Citar
Pereira Jr, S., & Porto, A. P. S. (2021). Entre posts e parcerias: Práticas de marketing de influência em agência de viagem receptiva. Ateliê Do Turismo, 5(1), 42-65. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/12109
Seção
ARTIGOS