Viagem a Portugal: contributos para a criação de uma rota saramaguiana

Palavras-chave: rota saramaguiana;, Viagem a Portugal;, percursos alternativos;, dinamização de áreas deprimidas;

Resumo

O presente ensaio reflete sobre a importância e a pertinência da criação de uma rota turística alicerçada na obra Viagem a Portugal, de José Saramago. Cobrindo todo o território continental de Portugal e passando por centena de locais, a criação desta rota permitirá não só dinamizar áreas deprimidas, mas igualmente contribuir para uma maior literacia dos turistas. São reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO) os benefícios das rotas turísticas para os territórios nelas inseridos. Nesta perspectiva, pretende-se que esta rota se ramifique segundo a lógica seguida neste livro, permitindo ao turista experienciar, tanto quanto possível, a vivência do narrador-viajante José Saramago no seu percurso pelo país. A criação de uma rota saramaguiana surge, por conseguinte, como corolário da reflexão crítica presente neste ensaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Sa, Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia

Doutor em Turismo pela Universidade de Aveiro (2021). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto Superior de Línguas e Administração de Gaia (ISLA Gaia) e pesquisador do GOVCOPP.

Manuel Tojal, Instituto Politécnico da Maia

Doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de Toulouse-Le Mirail. Atualmente é Professor Auxiliar na Universidade da Maia e no Instituto Politécnico da Maia e membro do N2i - Núcleo de Investigação do Instituto Politécnico da Maia. 

Referências

Alsina, A. C. (2006). Garrett e Saramago: viagens pela terra e escrita portuguesas. Nau Literária. Revista eletrônica de crítica e teoria de literaturas, 2(2), jul/dez. UFRGS, Porto Alegre. https://doi.org/10.22456/1981-4526.5267
Belias, D., Vasiliadis, L., & Zaftis, E. (2020). The Impact of Cultural Routes on Traditional Settlements: The Case of Greece. Springer Proceedings in Business and Economics, 123–134. https://doi.org/10.1007/978-3-030-36342-0_10
Bernier, X. (2013). Fringe areas and slatial peripheries of tourist routes and cultural itineraries: The dynamic of spatial interaction. Some reflexions on mountain routes. Cahiers de Geographie du Quebec, 57(162), 359–378. https://doi.org/10.7202/1026524AR
Besse, M. G. (2004). Viagem a Portugal de José Saramago: une poétique du regard. In Departamento de Estudos Portugueses e de Estudo Românicos. Secção de Estudos Franceses (Org.). Estudos em Homenagem ao Professor Doutor António Ferreira de Brito (pp. 47–56). Faculdade de Letras da Universidade do Porto. https://hdl.handle.net/10216/9171
Brás, J. M., Costa, C., & Buhalis, D. (2010). Network analysis and wine routes: The case of the Bairrada Wine Route. Service Industries Journal, 30(10), 1621–1641. https://doi.org/10.1080/02642060903580706
Busby, G., & Klug, J. (2001). Movie-induced tourism: The challenge of measurement and other issues. Journal of Vacation Marketing, 7(4).
https://doi.org/10.1177/135676670100700403
Cabral, S. A. (2009). Que viajar é este? Descoberta e reflexão em Viagem a Portugal, de José Saramago. Revista Crioula, 6. DLCV-FFLCH - Universidade de São Paulo. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2009.54973
Cabral, S. A. (2012). Uma cidade, dois olhares: Lisboa segundo Fernando Pessoa e José Saramago. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, 9, 169-187, jul/dez. São Paulo. https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/14413
Cabrera, J. M., & Segura, F. R. (2019). La geografía de los clásicos : rutas literarias para el fomento lector y promoción del patrimonio. Tejuelo. Didáctica de la lengua y la literatura. Educación, 29, 217–244.
Cardia, G. (2018). Routes and Itineraries as a Means of Contribution for Sustainable Tourism Development. In V. Katsoni & K. Velander (Eds.), Innovative Approaches to Tourism and Leisure: Fourth International Conference IACuDiT (pp. 17–33). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-67603-6_2
Chiodo, E., Giordano, L., Tubi, J., & Salvatore, R. (2020). Wine routes and sustainable social organization within local tourist supply: Case studies of two italian regions. Sustainability (Switzerland), 12(22), 1–18. https://doi.org/10.3390/su12229388
Chountala, V., Chountalas, P., Magoutas, A., & Mavragani, E. (2019). The cultural route of Hercules: Mapping the tourist’s perspective. International Journal of Tourism Policy, 9(2), 131–154. https://doi.org/10.1504/IJTP.2019.102638
Cruz-Ruiz, E., Zamarreño-Aramendia, G., & de la Cruz, E. R. R. (2020). Key elements for the design of a wine route. The case of la axarquía in Málaga (Spain). Sustainability (Switzerland), 12(21), 1–19. https://doi.org/10.3390/su12219242
Dayoub, B., Yang, P., Dayoub, A., Omran, S., & Li, H. (2020). The role of cultural routes in sustainable tourism development: A case study of Syria’s spiritual route. International Journal of Sustainable Development and Planning, 15(6), 865–874. https://doi.org/10.18280/ijsdp.150610
Denstadli, J. M., & Jacobsen, J. K. S. (2011). The long and winding road: Perceived quality of scenic tourism routes. Tourism Management, 32. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1016/j.tourman.2010.06.014
Fernandes, D. C. (2014). Literatura e Fotografia em Viagem a Portugal, de José Saramago. UniLetras, 36(1), 33–34.
Fernandes, D. C. (2016). Do Mar à Terra: «Viagem a Portugal», de José Saramago, e o retorno da literatura de viagens. Universidade de Coimbra.
Ged, F. (2014). Routes culturelles et patrimoines au Guizhou (Chine) : chemins anciens et réseaux. Cahiers de géographie du Québec, 57(162), 461–477. https://doi.org/10.7202/1026529ar
Gonçalves, F., Fernandes, C., Pimenta, E., & Rachão, S. (2012). A new research approach for religious tourism: The case study of the Portuguese route to Santiago. International Journal of Tourism Policy, 4(2), 83. https://doi.org/10.1504/IJTP.2012.048996
Gonçalves, M. de M. (2013). José Saramago: da viagem ao viajante. Universidade de Lisboa.
Gracia, F. F. (2020). Un perfil de viajero literario: el caso de las rutas literarias pirenaicas. Alabe Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura, 11(21), 1–19. https://doi.org/10.15645/Alabe2020.21.1
Griffin, J. O., & Griffin, W. D. (2007). Spain and Portugal a reference guide from the Renaissance to the present. In Facts on File library of world history. Facts on File. http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&scope=site&db=nlebk&db=nlabk&AN=202557
Hendrix, H. (2007). The early modern invention of literary tourism: Petrarch’s houses in France and Italy. In H. Hendrix (Ed.), Writers’ Houses and the Making of Memory (pp. 15–30). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203939680
Hendrix, H. (2009). From Early Modern to Romantic Literary Tourism: A Diachronical Perspective. Em N. J. Watson (Ed.), Literary Tourism and Nineteenth- Century Culture (pp. 13–24). Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1057/9780230234109_2
Henn, D. (2003). Places and people: José Saramago’s Viagem a Portugal. In Portuguese Studies, 19 (1), 175–186.
Herbert, D. (2001). Literary places, tourism, and the heritage experience. Annals of Tourism Research, 28(2), 312–333. https://doi.org/10.1016/S0160-7383(00)00048-7
Hmidani, Z., & Sguenfle, M. (2018). Tourist routes at Tafilalet oasis and prospects of territorial development. International Journal of Scientific Management and Tourism. 4-3: 139-147.
Ilić, J., Lukić, T., Besermenji, S., & Blešić, I. (2021). Creating a literary route through the city core: Tourism product testing. Journal of the Geographical Institute Jovan Cvijic SASA, 71(1), 91–105. https://doi.org/10.2298/IJGI2101091I
Jacinto, R. (2015). (D)Escrever a terra: geografia, literatura, viagem. A Geografia de Portugal segundo José Saramago. GEOgraphia, 17(33), 9. https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2015.v17i33.a13696
Jacquet, O., & Laferte, G. (2013). The Wine Route and emergence of wine-related tourism in Burgundy between the two world wars. Cahiers de Geographie du Quebec, 57(162), 425–444. https://doi.org/10.7202/1026527ar
Kanán, R. U. (2021). El sentido del viaje y el paisaje en Saramago. Finisterra, LVI(116), 3 18. ISSN: 0430-5027 doi: 10.18055/Finis19255
Kowalczyk, A. (2003). Wine routes - A new form of tourist stimulation of rural areas. Prace i Studia Geograficzne, 32, 69–98.
Leal, M. (1999). Viagem a Portugal. Os passos do viajante. Colóquio/Letras, 151/152, 191-204.
Li, R., Lu, Z., & Li, J. (2011). The calculation method of landscape perception sensitivity on sightseeing route in ecotourism destinations: A case study of Qixiagu scenic region in Wu’an National Geopark. Dili Xuebao/Acta Geographica Sinica, 66(2), 244–256.
López-Guzmán, T., Cañizares, S. M. S., & García, R. (2009). Wine routes in Spain: A case study. Tourism, 57(4), 421–434.
Lourens, M. (2007). Route tourism: A roadmap for successful destinations and local economic development. Development Southern Africa, 24(3), 475–490. https://doi.org/10.1080/03768350701445574
Mansfield, C. (2015). Researching Literary Tourism. Bideford: Shadows Books & Media.
Matoga, Ł., & Pawłowska, A. (2018). Off-the-beaten-track tourism: a new trend in the tourism development in historical European cities. A case study of the city of Krakow, Poland. Current Issues in Tourism, 21(14), 1644–1669. https://doi.org/10.1080/13683500.2016.1212822
Milheiro, E. (2020). O Turismo Literário como elemento valorizador do Património Cultural de Portalegre. Revista Aprender, (40), 100–116. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/129
Moreno-Lobato, A., Costa, C., & Hernández-Mogollón, J. M. (2020). Value creation in the cultural routes of the european council through the design of military tourism products. Journal of Tourism and Development, 2020(34), 53–64. doi: https://doi.org/10.34624/rtd.v0i34.22336
Mutana, S., & Mukwada, G. (2020). Can mountain route tourism work for the poor? Exploring worldviews from Maluti Route in the Drakensberg Region of South Africa. Tourism and Hospitality Research, 20(1), 18–30. https://doi.org/10.1177/1467358418791312
Øian, H. (2019). Pilgrim routes as contested spaces in Norway. Tourism Geographies, 21(3), 422-441. https://doi.org/10.1080/14616688.2018.1522511
Pereira, A. (2003). Onomástica Portuguesa: Viagem a Portugal de José Saramago. XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.
Quinteiro, S., Gonçalves, A. R., & Carreira, V. (2020). Caracterização e Análise do Potencial de Desenvolvimento do Turismo Cultural Literário em Coimbra. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 56, 85–99.
Robinson, M. (2016). Literary Tourism. In J. Jafari & H. Xiao (Eds.), Encyclopedia of Tourism. Springer International Publishing.
Rodrigues, S., Santos, E., Oliveira, M., & Santos, M. (2018). The offer of tourist routes to increase the tourist’s stay in hotels. Proceedings of the International Conference on Tourism Research, 121–128.
Rubén Pérez, L., Martínez, L. M., & Galindo, S. L. (2020). El fomento de rutas turístico-literarias en el Caribe: el caso de Aracataca y la “Ruta Macondo”. Turismo y Sociedad, 27, 57–76. https://doi.org/10.18601/01207555.n27.03
Sabino, R., & Simões, J. M. (2020). «Estar mais e andar menos»: A experiência do medievo na Viagem a Portugal de José Saramago. In C. Reis (Ed.), José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Sacramento, O. A. (2011). Viajando por terras portuguesas: um estudo de Janelas verdes, de Murilo Mendes, e Viagem a Portugal, de José Saramago. Universidade Federal de Minas Gerais.
Saramago, J. (2018). Viagem a Portugal (26.ª ed). Porto: Porto Editora.
Telfer, D. J. (2001). Strategic alliances along the Niagara Wine Route. Tourism Management, 22(1), 21–30. https://doi.org/10.1016/S0261-5177(00)00033-9
Tiago, M. C. (2012). Na estrada com José, no mar com Manoel: a construção das representações espaço-temporais em «Viagem a Portugal» de José Saramago e em «Um filme falado» de Manoel de Oliveira. Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Tideswell, C., & Faulkner, B. (2002). Multi-destination tourist travel: Some preliminary findings on international visitors’ exploration of Australia. Tourism, 50(2).
UNWTO. (2017). Handbook on Marketing Transnational Tourism Themes and Routes. In Handbook on Marketing Transnational Tourism Themes and Routes. UNWTO. https://doi.org/10.18111/9789284419166
UNWTO. (2019). UNWTO Tourism definitions. https://doi.org/10.18111/9789284420858
Ward-Perkins, D., Beckman, C., & Ellis, J. (2020). Tourism Routes and Trails: Theory and Practice. CABI.
Publicado
2022-11-17
Como Citar
Sa, V., & Tojal, M. (2022). Viagem a Portugal: contributos para a criação de uma rota saramaguiana. Ateliê Do Turismo, 7(1), 1-19. https://doi.org/10.55028/at.v7i1.17455
Seção
ENSAIOS