Marketing turístico: uma revisão bibliométrica e sociométrica de 2002 a 2022 no Scopus

Palavras-chave: turismo, banco de dados, bibliometria, sociometria, artigo de revisão

Resumo

Assim como em qualquer área de conhecimento, o turismo é um campo de investigação que apresenta uma evolução em sua produção acadêmica através de dois fatores: (i) produção; (ii) apropriação de conceitos. Pensando nesses dois fatores, o presente artigo tem como objetivo verificar como o marketing turístico tem sido investigado nas pesquisas acadêmicas em turismo nos últimos 20 anos. A dinâmica de apropriação de conhecimentos de áreas correlatas é uma forma que a pesquisa turística encontrou para explicar fenômenos, movimentos e dinâmicas sociais que não estão originalmente em seu escopo de observação. Desta forma, o conceito de marketing, originalmente cunhado pela administração, também se encontra neste hall de apropriações. Em relação ao objetivo deste trabalho e na busca por uma ampliação no entendimento das bases de pesquisa do turismo, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: identificar os temas que são correlatos ao marketing e que afetam a produção científica sobre o que conhecemos como marketing turístico; identificar quais teóricos se destacam nesse esforço de pesquisa e expansão da área. Ao se debruçar sobre esses objetivos, o presente artigo, através dos métodos bibliométricos e sociométricos, investigou a produção, a difusão e a apropriação do conceito através de uma pesquisa realizada junto ao banco de dados da Scopus. Como principais resultados de pesquisa, notou-se que o marketing turístico apresentou uma heterogeneidade de temas em seus estudos. Bem como, não foram identificados clusters homogêneos de pesquisadores. Através dessas contribuições, espera-se demonstrar a existência de possibilidades de expansão no conhecimento turístico, entendendo que a capacidade de ‘apropriar-se’ de conceitos pode ser explorada, contanto que haja uma adaptação consciente frente ao fenômeno social da pesquisa turística apresentada na literatura internacional.

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Biografia do Autor

Ewerton Lemos Gomes, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador, Mestre e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Observatório do Espaço Público (OEP/UFPR). E-mail: ewertonlegomes@gmail.com 

Rodrigo Guissoni, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador e Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).Membro do Laboratório Território, Cultura e Representação (LATECRE/UFPR). E-mail: guissonirodrigo@gmail.com

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Publicado
2023-08-21
Como Citar
Gomes, E. L., & Guissoni, R. (2023). Marketing turístico: uma revisão bibliométrica e sociométrica de 2002 a 2022 no Scopus. Ateliê Do Turismo, 7(2), 34 - 60. https://doi.org/10.55028/at.v7i2.18337
Seção
ARTIGOS