Marketing turístico: uma revisão bibliométrica e sociométrica de 2002 a 2022 no Scopus
Resumo
Assim como em qualquer área de conhecimento, o turismo é um campo de investigação que apresenta uma evolução em sua produção acadêmica através de dois fatores: (i) produção; (ii) apropriação de conceitos. Pensando nesses dois fatores, o presente artigo tem como objetivo verificar como o marketing turístico tem sido investigado nas pesquisas acadêmicas em turismo nos últimos 20 anos. A dinâmica de apropriação de conhecimentos de áreas correlatas é uma forma que a pesquisa turística encontrou para explicar fenômenos, movimentos e dinâmicas sociais que não estão originalmente em seu escopo de observação. Desta forma, o conceito de marketing, originalmente cunhado pela administração, também se encontra neste hall de apropriações. Em relação ao objetivo deste trabalho e na busca por uma ampliação no entendimento das bases de pesquisa do turismo, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: identificar os temas que são correlatos ao marketing e que afetam a produção científica sobre o que conhecemos como marketing turístico; identificar quais teóricos se destacam nesse esforço de pesquisa e expansão da área. Ao se debruçar sobre esses objetivos, o presente artigo, através dos métodos bibliométricos e sociométricos, investigou a produção, a difusão e a apropriação do conceito através de uma pesquisa realizada junto ao banco de dados da Scopus. Como principais resultados de pesquisa, notou-se que o marketing turístico apresentou uma heterogeneidade de temas em seus estudos. Bem como, não foram identificados clusters homogêneos de pesquisadores. Através dessas contribuições, espera-se demonstrar a existência de possibilidades de expansão no conhecimento turístico, entendendo que a capacidade de ‘apropriar-se’ de conceitos pode ser explorada, contanto que haja uma adaptação consciente frente ao fenômeno social da pesquisa turística apresentada na literatura internacional.
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