Transformação digital: uma análise entre as Travel Techs e empresas tradicionais de turismo do Brasil

  • Vinícius Lima ESPM
  • Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Joyce Kimarce do Carmo Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Transformação Digital, Turismo, Travel Techs, Digitalização, Tecnologia em Turismo

Resumo

A tecnologia é inegavelmente, uma importante variável na transformação digital das organizações, porém, não representa o único elemento deste fenômeno. No turismo, a transformação digital vem causando disrupções e mudanças no mercado, fazendo com que as empresas tradicionais se adaptem para sobreviver frente às travel techs (empresas de tecnologia que atuam nas oportunidades e ineficiências do mercado de viagens e mobilidade). O objeto deste estudo foi a transformação digital no turismo a partir das as travel techs e empresas tradicionais. Os objetivos foram analisar e compreender os efeitos e potencializadores da transformação digital sobre as empresas de turismo brasileiras, entendendo os limites e as potencialidades das travel techs e empresas tradicionais no contexto brasileiro. Para a metodologia, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental abordando autores de diversas áreas do conhecimento e posteriormente uma coleta de dados primários entre as empresas tradicionais e travel techs. A amostra foi constituída por 88 questionários validados, coletados de modo online. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva a partir do uso da escala tipo Likert para mensuração da intensidade das respostas. Concluiu-se que as travel techs possuem nascem com uma maturidade digital superior às das empresas tradicionais do turismo e que apesar do intenso investimento em T.I, essas últimas possuem dificuldades em relação à mudança da cultura requerida na atualidade, e na geração de valor para o mercado por meio da tecnologia. Foi observado que a transformação digital está em um estágio embrionário no turismo, ocasionando muitos desafios e preocupação entre os profissionais e empresas que podem desaparecer do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Lima, ESPM

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduando em Master Head of Digital Marketing Growth na Escola Superior de Publicidade e Marketing - ESPM. E-mail: vinefe23@gmail.com

Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Lazer pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: anapaulagsantos@yahoo.com.br

Joyce Kimarce do Carmo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Lazer pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares do Lazer (UFMG). Professora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: joycekimarce@hotmail.com  

Referências

Baptista, G. L.& Figueiredo, J. S. (2017). Impacto da transformação digital nas organizações: um estudo sobre diferentes abordagens de condução do processo de transformação. In: Anais do SeTII - Seminário em Tecnologia da Informação Inteligente, São Paulo.

Berman, S. J. (2012) Digital transformation: opportunities to create new business models. Strategy & Leadership, 4(2), 16-24. https://doi.org/10.1108/10878571211209314

Brynjolfsson, E. & Mcafee, A. (2012). Race Against the Machine: How the Digital Revolution Is Accelerating Innovation, Driving Productivity, and Irreversibly Transforming Employment. Massachusetts: MIT Sloan Management.

Gimenez, G., Varrichi, M. D., & Herculani, R. (2022). Adaptações do comércio alimentício para o e-commerce e delivery. RETEC-Revista de Tecnologias, 15(2), 3-19.

Kane, G. C., Palmer, D., Phillips, A. N, Kiron, D. & Buckley, N. (2015). Strategy, not Technology, Drives Digital Transformation, Massachusetts: MIT Sloan Management Review and Deloitte University Press.

Liga Ventures. (2020). Liga Insights Travel Techs.

Lima, V. R. (2020). Mapa das Travel Techs brasileiras [EXCLUSIVO]. Onfly. (2020). Disponível em: https://www.onfly.com.br/blog/mapa-das-travel-techs-brasil/. Acesso em: 21 abr. 2023.

Linhares, M. C. (2020). Transformação Digital Sem Filtros: Os Desafios Das Grandes Corporações em se digitalizarem. Magis5. (2020). https://magis5.com.br/transformacao-digital-sem-filtros/.

Lucian, R. (2016). Repensando o uso da escala Likert: tradição ou escolha técnica. Recife: Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP).

Lufthansa. (2019). The State of Travel & Mobility Tech in 2019. https://tnmt.com/reports/the-state-of-travel-and-mobility-tech/.

Maia, C. R., Lunardi, G. L., Dolci, D. B., & Añaña, E. D. S. (2022). Os efeitos da marca e das avaliações online na confiança e na intenção de compra dos consumidores em países em desenvolvimento: o caso das agências de viagens online no Brasil. BBR. Brazilian Business Review, 19, 288-308.

Menezes, P. (2020). MaxMilhas volta a vender passagens aéreas pelo Whatsapp e Telegram. Mercado & Eventos. 2020. https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/maxmilhas-volta-a-vender-passagens-aereas-pelo-whatsapp-e-telegram/.

Ministério do Turismo – MTUR. Turismo será responsável por quase 8 milhões de empregos e 7,8% do PIB do Brasil em 2023, afirma WTTC. 2023. https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-sera-responsavel-por-quase-8-milhoes-de-empregos-e-7-8-do-pib-do-brasil-em-2023-afirma-wttc.

Newman, D. Exploring all things Digital Transformation. https://www.forbes.com/sites/danielnewman/2018/01/02/top-6-digitaltransformation-trends-in-hospitality-and-tourism/#3576258b67df.

Portal Panrotas. https://www.panrotas.com.br/

Pindzo, R. & Barjaktarović, L. (2018). Digital transformation of tourism. TISC - Tourism International Scientific Conference Vrnjačka, Banja, 3(1), 340-355.

Pinto, D. E. L. (2023). Gestão do conhecimento nas agências de viagens online (Doctoral dissertation).

Porter, M. E. (1998). Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. Boston: The Free Press.

Rodrigues, M. P. (2017). Transformação Digital. Rio de Janeiro. MBA em Gestão Estratégica de TI. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil.

Silva, G. L.; Mendes Filho, L.; Marques Júnior, S. (2019). Análise da percepção dos consumidores de meios de hospedagem em relação ao uso das online travel agencies (OTAS). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, 13 (1), p. 40-57, jan./abr. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v13i1.1468

Tagliani, F. (2016). Quatro pilares fundamentais para a Transformação Digital na América Latina. Computer World. https://computerworld.com.br/2016/03/28/quatro-pilares-fundamentais-para-transformacao-digital-na-america-latina/

Tritus, G. (2020). Seven predictions on how tech will shape travel and Mobility. https://tnmt.com/seven-predictions-on-how-tech-will-shape-travel-and-mobility-in-the-2020s/

Vinuto, J. (2014). A Amostragem em Bola de Neve na Pesquisa Qualitativa: Um Debate em Aberto. Temáticas, Campinas, 44(22), 203-220.

Publicado
2024-01-15
Como Citar
Lima, V., Oliveira, A. P. G. S. de, & Pereira, J. K. do C. (2024). Transformação digital: uma análise entre as Travel Techs e empresas tradicionais de turismo do Brasil. Ateliê Do Turismo, 8(1), 76-108. https://doi.org/10.55028/at.v8i1.19474
Seção
ARTIGOS