Brasil: do “ame-o ou deixe-o” ao “visit and love us”

Palavras-chave: Marca-país, Marca Brasil, Brasil, Discurso, Ditadura, Governo Bolsonaro

Resumo

Este artigo analisa e compara campanhas e marcas utilizadas para divulgar o Brasil turisticamente desde a criação da Embratur, em 1966, até o retorno do Governo Lula em 2023. A questão central está na mudança da marca-país no Governo Bolsonaro, com o abandono da Marca Brasil, criada no Plano Aquarela, o que evidencia um retrocesso no posicionamento, reforçando estereótipos da imagem turística do país. A pesquisa, de abordagem exploratória e qualitativa, baseou-se em levantamento bibliográfico e documental, utilizando materiais da Embratur, como o manual de identidade visual, e notícias de portais do setor turístico, como o Panrotas. O estudo se fundamenta na Análise Crítica do Discurso – ACD, conforme van Dijk (1999; 2012; 2018), para examinar os impactos das mudanças na marca-país. Os resultados indicam que a marca criada em 2019 apresenta semelhanças com registros da época da ditadura, revelando implicações ideológicas, políticas e culturais. A falta de consulta, a pressa nas decisões e os problemas visuais e gramaticais encontrados apontam para uma abordagem que compromete a qualidade e a legitimidade da marca. A análise sugere que o uso da nova marca pode ter sido guiado por interesses políticos, em vez de uma estratégia planejada e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Barbosa Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN). E-mail: mariliagoncalves_rn@hotmail.com

Daniel Dantas Lemos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN. E-mail: daniel.lemos@ufrn.br

Andre Riani Costa Perinotto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA ( UFDPar)

Doutor em Ciências da Comunicação - UNISINOS/RS. Professor no Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (Mestrado) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Permanente do Mestrado em Psicologia na UFDPar. E-mail: perinotto.arc@gmail.com

Referências

Aaker, D. A. (2007). Construindo marcas fortes. Porto Alegre: Bookman.

Almeida, M. (2001). Turismo social: Por uma compreensão mais adequada deste fenômeno e sua implicação prática na realidade atual brasileira. [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, SP]. Repositório Institucional da USP. https://repositorio.usp.br/item/001191626

Anholt, S. (2005). Nation brands index: How does the world see America. Journal of Advertising Research, 45(3), 296-304. https://doi.org/10.1017/S0021849905050336

BBC. (2022, 17 de fevereiro de 2024). Eleições 2022: A origem do uso do vermelho pela esquerda que incomoda aliados de Lula. https://www.bbc.com/afrique/articles/c0jn9w8gn57o

Castro, M. C., & Giraldi, J. M. E. (2012). Processo de desenvolvimento e gestão de marca-país: Um estudo sobre a marca Brasil. Revista Turismo Visão e Ação, 14(2), 164-183. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=261056074003

Dijk, T. A. V. (2018). Discurso e poder (2ª ed.). São Paulo: Contexto.

Dijk, T. A. V. (2012). Discurso e poder. São Paulo: Contexto.

Dijk, T. A. V. (1999). El análisis crítico del discurso. Barcelona: Anthropos.

Embratur. (2023, 27 de agosto). A nossa história. https://embratur.com.br/institucional/historia-da-embratur/

Embratur. (2023a). Manual de uso 2023 - Marca Brasil/Versão Turismo. https://www.mercadoeeventos.com.br/wp-content/uploads/2023/02/MANUAL_MARCA.BRASIL_2023.pdf

Embratur. (2010). Plano Aquarela 2020 - Marketing Turístico Internacional do Brasil. https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/planos-de-marketing-turistico/plano_aquarela_2020.pdf

Fairclough, N. (2016). Discurso e Relações de Poder. São Paulo: Editora Exemplo.

Fairclough, N. (2001). Discurso e Mudança Social. Brasília: Universidade de Brasília.

Fan, Y. (2010). Branding the nation: Towards a better understanding. Place Branding and Public Diplomacy, 6(2), 97-103. 10.1057/pb.2010.16

Fetscherin, M. (2010). The determinants and measurement of a country brand: The country brand strength index. International Marketing Review, 27(4). https://doi.org/10.1108/02651331011058617

Fico, C. (1997). Reinventando o Otimismo: Ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

Fino, P., & Queiroz, O. (2017). O uso dos estereótipos turísticos durante o regime militar brasileiro. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal, 30, 97-111. 10.18089/damej.2017.30.8

Fino, P. M. (2016). Os estereótipos turísticos como forma de manipulação durante a ditadura militar brasileira. [Tese de doutorado) - USP / Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”] Repositório Institucional USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-25042017-175834/pt-br.php.

Fino, P., & Silva, N. (2013). The study of social tourism: Theory and practice in higher education. Tourism & Management Studies, 9, 1308-1318. https://www.redalyc.org/pdf/3887/388743877020.pdf

Florek, M. (2005). The country brand as a new challenge for Poland. Place Branding, 1(2), 205-214. http://dx.doi.org/10.1057/palgrave.pb.5990021

Folha. (2006, 27 de agosto de 2023). História – 1969 – Emílio Garrastazu Médici - Eleições 2006. https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_legislativas_portuguesas_de_1969

França, V. V., & Vieira, V. H. (2021). Universo sertanejo: Amor traído e Bolsonaro. Revista Mídia e Cotidiano, 15(1). https://doi.org/10.22409/rmc.v15i1.47767

Gama, G. L. G. (2009). Turismo e Ditaduras: A construção da imagem através das políticas de turismo. In Anais do VI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) (pp. 1-10). https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/6/116.pdf

Gronroos, C. (2004). Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus.

Hakala, U., & Lemmetyinen, A. (2011). Co-creating a nation brand “bottom-up”. Tourism Review, 66(3), 14-24. https://doi.org/10.1108/16605371111175294

Hypeness. (2019, 30 de agosto de 2023). Jogo dos 7 erros: As 7 falhas da nova marca do turismo do Brasil apontadas por Ricardo Freire. https://www.hypeness.com.br/2019/08/jogo-dos-7-erros-as-7-falhas-da-nova-marca-do-turismo-do-brasil-apontadas-por-ricardo-freire/

Hynes, N., Caemmerer, B., Martin, E., & Masters, E. (2014). Use, abuse or contribute! A framework for classifying how companies engage with country image. International Marketing Review, 31(1), 79-97. 10.1108/IMR-12-2012-0206

Kajihara, K. A. (2008). A imagem do Brasil no exterior: Análise do material de divulgação oficial da EMBRATUR, desde 1966 até os dias atuais. [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de São Paulo].

Kanazawa, F. N., Giraldi, J. de M. E., & Oliveira, J. H. C. de. (2019). Comunicação on-line e off-line para marca-país: Um estudo exploratório sobre a Marca Brasil. RBTUR, 13(1), 58-71. https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i1.1472

Kotler, P., & Gertner, D. (2004). O estratégico marketing de lugares. Dossiê HSM Management, 44, 62-93.

Kotler, P., Haider, D. H., & Rein, I. (1993). Marketing places: attracting investment, industry, and tourism to cities, states, and nations. New York: The Free Press.

Lemos, D. D., & Mendes, H. A. (2021). Vender para melhorar? Discurso e ideologia sobre a privatização do saneamento na blogosfera potiguar. Policromias – Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, 6(3), 40-68. https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/46879/26974

LinkedIn. (2019, 27 de agosto de 2023). 5 motivos que mostram o retrocesso na nova marca Brasil de turismo - por Jeanine Pires. https://br.linkedin.com/in/jeaninepires.

Mariutti, F. G., & Giraldi, J. de M. E. (2012). Fundamentos da Marca Brasil: Uma análise da comunicação virtual em websites de agências de turismo. Caderno Virtual de Turismo, 12(1), 60-77. Universidade Federal do Rio de Janeiro. https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/635

MoiLanen, T., & Rainisto, S. (2009). How to brand nations, cities and destinations: A planning book for place branding. New York: Palgrave Macmillan.

Nebenzahl, I. D. (2007). National image and competitive advantage. In Resumos do Simpósio Internacional de Administração - Congresso de Administração da ESPM. http://www2.espm.br/sites/default/files/pagina/palestra_prof_nebenzahl_25jul2007.pdf

Orlandi, E. (2010). Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editora.

Panrotas. (2019, 27 de agosto de 2023). Embratur confirma nova marca "Brazil visit and love us". https://www.panrotas.com.br/mercado/economia-e-politica/2019/07/embratur-confirma-nova-marca-brazil-visit-and-love-us_166036.html

Panrotas. (2019a, 27 de agosto de 2023). Embratur justifica nova marca como opção mais econômica. https://www.panrotas.com.br/mercado/opiniao/2019/07/embratur-justifica-nova-marca-como-opcao-mais-economica_166334.html

Panrotas. (2019b). Brasil, mostra sua marca. Revista Panrotas, 1(384), 14-22. https://issuu.com/panrotas/docs/panrotas1384-02_08_2019_13_17_43/14

Papadopoulos, N., & Heslop, L. (2002). Country equity and country branding: Problems and prospects. Journal of Brand Management, 9(4/5), 294-314.

Peirce, C. S. (1997). Semiótica. Perspectiva.

Pérez-Nebra, R. C. (2008). As novas estratégias de promoção do Brasil no exterior: Estudo de caso. Turismo em Análise, 19(3), 45-471. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i3p450-471

Portal G1. (2019, 27 de agosto de 2023). Designer acusa Embratur de violar direitos autorais em nova marca; órgão admite erro e promete mudar campanha. https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/07/26/designer-acusa-embratur-de-violar-direitos-autorais-em-nova-marca-orgao-admite-erro-e-promete-mudar-campanha.ghtml

Resende, V. de M. (2008). Análise de Discurso Crítica e Etnografia: O movimento nacional de meninos e meninas de rua, sua crise e o protagonismo juvenil. [Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Linguística, UnB. Brasília]. Cento Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância. https://www.ciespi.org.br/media/files/fcea049a8ec4d511ecbe6e5141d3afd01c/f0f07f33bc4d711ecbe6e5141d3afd01c/Analise%20de%20discurso%20critica%20e%20etnografia.pdf

Roth, P. K., & Diamantopoulos, A. (2009). Advancing the country image construct. Journal of Business Research, 62, 726-740. 10.1016/j.jbusres.2008.05.014

Santaella, L. (2017). O que é semiótica. Editora Brasiliense.

Santos Filho, J. (2008). Ditadura militar utilizou a EMBRATUR para tentar ocultar a repressão, a tortura e o assassinato. Revista Espaço Acadêmico, 84. https://silo.tips/download/ditadura-militar-utilizou-a-embratur-para-tentar-ocultar-a-repressao-a-tortura-e.

Santos Filho, J. dos. (2005). A ciência do Turismo se produz no processo das contradições epistemológicas de seus saberes. Revista Espaço Acadêmico, 47(4), 1-6. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58818/751375152032 .

Super Interessante. (2018, 27 de agosto de 2023). De onde veio o “ame-o ou deixe-o”? https://super.abril.com.br/sociedade/de-onde-veio-o-ame-o-ou-deixe-o

Terra. (2022, 31 de agosto de 2023). Zé Neto e mais artistas com polêmicas políticas. https://www.terra.com.br/diversao/gente/ze-neto-e-mais-artistas-com-polemicas-politicas,118a41c620fef953a8b706bac5eee1eccoklzsab.html

Verlegh, P. W. J., & Steenkamp, J.-B. E. M. (1999). A review and meta-analysis of country-of-origin research. Journal of Economic Psychology, 20, 521-546. https://doi.org/10.1016/S0167-4870(99)00023-9

Viaje na Viagem. (2019, 30 de agosto de 2023). Os 7 erros da nova marca do turismo do Brasil apontadas por Ricardo Freire. https://www.viajenaviagem.com/marca-brasil-erros/

Visit Brasil. (2023, 27 de agosto). Marca Brasil. https://www.visitbrasil.com/pt/marcabrasil/

Volli, U. (2007). Manual de Semiótica. São Paulo: Edição Loyola.

Publicado
2025-08-27
Como Citar
Gonçalves, M. B., Lemos, D. D., & Perinotto, A. R. C. (2025). Brasil: do “ame-o ou deixe-o” ao “visit and love us”. Ateliê Do Turismo, 9(1), 242 - 266. https://doi.org/10.55028/at.v9i1.22935
Seção
ARTIGOS