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Abstract
A complexidade social do fenômeno turístico é refletida na compreensão do mesmo pelos seus agentes e grupos de interesse, inserindo-se entre divergências e convergências no âmbito social, acadêmico e mercadológico. Dada a urgência por uma construção científica crítica que promova um conhecimento amplo e profundo sobre o turismo, discute-se neste artigo a existência de uma teoria do turismo, partindo do pressuposto que a indagação da problemática traz consigo um caminho para a reflexão sobre o conjunto de tentativas de explicações que se somam as noções de turismo difundidas em diferentes setores da sociedade. Trata-se de uma pesquisa exploratória analítica de revisão bibliográfica. O estudo apresenta um levantamento do estado da arte sobre a teorização do turismo, identificando as principais abordagens e propositivas dos primeiros autores à atualidade. Constata-se que não há uma teoria balizar sobre o fenômeno que tenha se estabilizado como uma teoria geral, chegado ao consenso entre os estudiosos e respondido aos fundamentos epistêmicos da área. Contudo, as discussões feitas vêm contribuindo para o amadurecimento da compreensão científica do turismo.
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