Turismo, Lazer Urbano e Megaeventos Esportivos: analisando as atividades do Boulevard Olímpico Rio 2016tm
Abstract
Além de competições esportivas, foram também idealizadas, para as Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016, atividades de lazer e entretenimento para o público geral (moradores e turistas). Dessa forma, o objetivo deste artigo é analisar tais atividades como produção/consumo do espaço urbano. Os objetivos específicos são elencar as atividades promovidas, descrevê-las e categorizá-las. Para tal, estudou-se o conteúdo do site do Boulevard Olímpico por meio do software de análise qualitativa NVivo©. Enfatiza-se que as atividades se concentraram no perímetro do Boulevard referente ao Porto Maravilha, área então recém-qualificada. Foram três os eixos categoriais para a análise, quais sejam: lazer, eventos e espaço urbano. Dentre as numerosas atividades (28), a mais frequente foi a de apresentação (13). Já dentre as distintas motivações para as atividades, elas foram principalmente de interesse social (Dumazedier, 2008). Em termos da organização do evento, esse contou com patrocínio de marcas globais, mas também parcerias com segmentos culturais da cidade. Por fim, considera-se que as atividades proporcionadas, além de terem sido possibilidades de apropriação temporária do espaço urbano em termos de uma sociabilidade, não deixam de ser permeadas por interesses de reprodução capitalista, ao se inserem no contexto de um megaevento esportivo. Há, nessa dinâmica, alta seletividade espacial, bem como articulações locais, nacional e global.
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