O olhar dos residentes de Paraty sobre os impactos do turismo
Resumen
Os destinos turísticos influenciam a forma como o turismo se apropria e é apropriado pela comunidade local em uma relação dialógica. Nos processos de turistificação, a comunidade reage de diferentes maneiras e apresenta atitudes distintas em relação ao turismo. O objetivo deste trabalho é investigar as impressões que os residentes de Paraty, localizada no estado do Rio de Janeiro, tem sobre o turismo. Para tal, realizou-se uma investigação sob a perspectiva teórico- empírica a respeito das atitudes de moradores em relação à atividade turística. Dados quantitativos sobre as opiniões de 402 residentes de Paraty, coletados por meio de questionários, permitem analisar os efeitos positivos e negativos do turismo na visão dos residentes. Os resultados indicam que do ponto de vista teórico, a relação entre turismo e residente tem sido trabalhada em inúmeros estudos internacionais e que os achados se aproximam daqueles encontrados na pesquisa realizada, destacando-se como principais efeitos tidos como positivos, a geração de emprego e renda, a manutenção e preservação do patrimônio, a proteção de recursos naturais e como adversos, o aumento da poluição, os problemas de trânsito e o avanço da prostituição.
Descargas
Citas
Almeida-García, F., Peláez-Fernádez, M. A., Balbuena-Vázquez, A. & Cortés-Macias, Rafael. (2016). Residents' perceptions of tourism development in Benalm_Adena (Spain). Tourism Management, v. 54, p. 259e274 https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.11.007.
Andereck, K. L., Valentine, K. M., Knopf, R. C. & Vogt, C. A. (2005). Residents’ perceptions of community tourism impacts. Annals of Tourism Research, v. 32, n.4, p. 1056–1076. https://doi.org/10.1016/j.annals.2005.03.001.
Bujosa A.; Rosselló J. (2007). Modelling environmental attitudes toward tourism. Tourism Management, v. 28, p. 688-695. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2006.04.004
Cavus, S. & Tanrisevdi, A. (2003). Residents’ attitudes toward tourism development: a case study in kusadasi, Turkey. Tourism Analysis, 7(3), 259–269. https://doi:10.3727/108354203108750102
Cravidão, F. D. Turismo, território e cultura: uma trilogia (sempre) em construção. Espaço e Cultura. Rio de Janeiro: UERJ, v. 29, p. 35-42, 2011.
Deery, M., Jago, L., Fredline, L. (2012). Rethinking social impacts of tourism research: A new research agenda. Tourism Management, v. 33, n. 1, p. 64-73. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2011.01.026
Diedrich, A.; García-Buades, E. (2009). Local perceptions of tourism as indicators of destination decline. Tourism Management, v. 30, p. 512–521. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.10.009.
Doxey G.V. (1975). A causation theory of visitor-resident irritants: methodology and research inferences. In: PROCEEDINGS OF THE TRAVEL RESEARCH ASSOCIATION. 6TH ANNUAL CONFERENCE, San Diego, p. 195-198, 1975.
Faulkner, B., & Tideswell, C. (1997). A Framework for Monitoring Community Impacts of Tourism. Journal of Sustainable Tourism, 5(1), 3 –28. https://doi:10.1080/09669589708667273.
Fortin, M-F. (2006). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Colaboração de José Côté e Françoise Filion. Tradução de Nídia salgueiro. Loures: Lusodidacta.
Getz, D. (1986). Models in tourism planning. Towards integration of theory and practice. Tourism Management, v. 7, n. 1, p. 21- 32. https://doi.org/10.1016/0261-5177(86)90054-3
Goeldner, C. R.; Ritchie, B. (2011). Tourism: principles, practices, philosophies. 12th Edition. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.
Gursoy, D.; Chi, C. G.; Dyer, P. (2010). Locals' attitudes toward mass and alternative tourism: the case of Sunshine Coast, Australia. Journal of Travel Research, v. 49, n.3, p.381-394. https://doi.org/10.1177/0047287509346853
Harrill, R., & Potts, T. D. (2003). Tourism Planning in Historic Districts:Attitudes Toward Tourism Development in Charleston. Journal of the American Planning Association, 69(3), 233–244. https://doi:10.1080/01944360308978017.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2011). Censo Demográfico 2010. Resultados preliminares do universo. Conceitos e definições. Tabelas adicionais. Rio de Janeiro.
IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadas. (2015). Produto 5. Relatório com as estimativas da caracterização da ocupação formal e informal do turismo, com base nos dados da RAIS* e da PNAD** 2013, para o Brasil e regiões. Termo de execução descentralizada nº 01/2014 Ministério do Turismo/IPEA. 2015. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/150317_estimativas_ocupacao-2015.pdf. Acesso em 20 set. 2018.
Johnson, J. D.; Snepenger, D. J.; Akis, S. (1994). Residents perceptions of tourism development. Annals of Tourism Research, v. 21, n. 3, p. 629-642. https://doi.org/10.1016/0160-7383(94)90124-4
Látková, P.; Vogt, C. A. (2014). Residents’ Attitudes toward existing and Future Tourism Development in Rural Communities. Journal of Travel Research, v. 51, n. 1, p. 50-67. https://doi.org/10.1177/0047287510394193
Lima, T. C. G. (2007). Moradores e turistas: significado e impacto do turismo em Paraty/RJ. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de de São Paulo. São Paulo, Brasil.
McGehee, N. G., & Andereck, K. L. (2004). Factors Predicting Rural Residents’ Support of Tourism. Journal of Travel Research, 43(2), 131-140. https://doi:10.1177/0047287504268234
Moghavvemi, S., Woosnam, K. M., Paramanathan,T., Musa, G. & Hamzah, A. (2017). The effect of residents’ personality, emotional solidarity, and community commitment on support for tourism development. Tourism Management, v. 63, p. 242- 254.
Noia, A. C., Avila, M. A. & Midlej, M. B. C. (2009). Desarrollo turístico y comunidad local. Valoraciones y expectativas de los residentes de Ilhéus-BA, Brasil. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 18, p. 634-654. DOI: 10.1016/j.tourman.2017.06.021
Nunkoo, R. & Ramkissoon, H. (2011). Developing a community support model for tourism. Annals of Tourism Research, v. 38, n. 3, p. 964-988. https://doi.org/10.1016/j.annals.2011.01.017
Nunkoo, R. & Gursoy, D. (2012). Residents’ support for tourism: an identity perspective. Annals of Tourism Research, v. 39, n. 1, p. 243-268.
Nunkoo, R., Smith, S. L. & Ramkissoon, H. (2013). Residents' attitudes to tourism: A longitudinal study of 140 articles from 1984 to 2010. Journal of Sustainable Tourism, v. 21, n. 1, p. 5-25.
Perdue, R. R., Long, P. T., & Allen, L. (1990). Resident support for tourism development. Annals of Tourism Research, 17(4), 586–599. https://doi:10.1016/0160-7383(90)90029-q.
Prayag, G., Hosany, S., Nunkoo, R. & Alders, T. (2013). London Residents' Support for the 2012 Olympic Games: The Mediating Effect of Overall Attitude. Tourism Management, v. 36, p. 629-640.
Pulina, M., Meleddu, M. & Del Chiappa, G. (2013). Residents’ choice probability and tourism development. Tourism Management Perspectives, 5, 57-67. https://doi:10.1016/j.tmp.2012.10.003.
Ribeiro, M. A., Valle, P. O. & Silva, J. A. (2013). Residents’ Attitudes towards Tourism Development in Cape Verde Islands. Tourism Geographies: An International Journal of Tourism Space, Place and Environment, v.15, n. 4, p. 654-679. https://doi.org/10.1080/14616688.2013.769022.
Sharpley, R. & Telfer, D. J. (2002). Concepts and issues. Clevedon: Channel View Publications.
Sharpley, R. & Telfer, D. J. (2008). Tourism and development in the developing world. London: Routledge.
Sheldon, P. J. & Abenoja, T. (2001). Resident attitudes in a mature destination: The case of Waikiki. Tourism Management, 22, 435-443. https://doi.org/10.1016/S0261-5177(01)00009-7
Stylidis, D., Biran, A., Sit. J. & Szivas, E.M. (2014). Residents' support for tourism development: The role of residents' place image and perceived tourism impacts. Tourism Management. v.45, p. 260 – 274, 2014. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.05.006
Survey System, Sample Size Calculator. https://www.surveysystem.com/sscalc.htm.
Trentin, F. (2014). Políticas de turismo no Brasil: tomada de decisão e análise das estruturas de governança nos destinos turísticos de Armação dos Búzios e de Paraty no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Tese de Doutorado. Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
Vargas-Sánches, A., Porras-Bueno, N. & Plaza-Mejía, M. de los A. (2011). Explaining residents’ attitudes to tourism. Is a universal model possible? Annals of Tourism Research, v. 38, n. 2, p. 460-480. https://doi.org/10.1016/j.annals.2010.10.004.
Weaver, D. B.; Lawton, L. J. (2013). Resident perceptions of a contentious tourism event. Tourism Management, v. 37, p. 165-175. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2013.01.017
Woosnam, K. M. & Draper, J., Jiang, A. D. & Erul, E. (2018). Applying self-perception theory to explain residents' attitudes about tourism development through travel histories. Tourism Management, v. 64, p. 357 – 368. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.09.015
WTTC. Travel & tourism economic impact 2019 World. London: World Travel & Tourism Council (WTTC), United Kingdom, 2019.
Yoon, Y.; Gursoy, D.; Chen, J. S. (2001). Validating a tourism development theory with structural equation modeling. Tourism Management, v. 22, p. 363-372. https://doi.org/10.1016/S0261-5177(00)00062-5.
Los autores/investigadores que publican en Ateliê do Turismo aceptan los siguientes términos:
1 - Derechos de autor.
Los autores/investigadores conservan sus derechos de autor, aunque conceden a Ateliê do Turismo, los derechos de explotación no exclusivos (reproducción, distribución y publicidad). Conceden a Ateliê do Turismo el derecho de primera publicación de su trabajo/investigación, que estará simultáneamente sujeto a la licencia indicada en el punto 2. Los autores podrán establecer otros acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en Ateliê do Turismo, siempre que se reconozca su publicación inicial en esta revista.
2 - Licencia.
Esta obra tiene una licencia de Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Esta licencia permite compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato), dar el debido crédito al autor (s) / investigador (s) y la revista, pero no puede utilizar el material con fines comerciales. En caso de remezcla, transformación o creación a partir del artículo, el material modificado no podrá ser distribuido. El (los) autor(es)/investigador(es) tiene(n) autorización para la distribución por diversos medios a la comunidad científica y académica, y se le(s) anima(n) a distribuir en repositorios institucionales o en sus páginas personales, teniendo en cuenta que este proceso puede causar cambios productivos, como el impacto de la investigación y las citas adecuadas del trabajo publicado.