Análise dos Impactos das Relações de Hospitalidade entre Stakeholders na Competitividade de Destinos Turísticos

  • Aristides Faria Lopes Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão)
  • Elizabeth Kyoko Wada Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities)

Resumen

Desde aspectos econômicos a catástrofes ambientais podem impactar a competitividade dos destinos turísticos. Nesta pesquisa foi proposta a discussão sobre a influência das relações de hospitalidade entre os múltiplos stakeholders atuantes no setor de viagens e turismo sobre o nível de competitividade das destinações. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do destino “Costa da Mata Atlântica”, localizado no litoral do estado de São Paulo, região sudeste brasileira. Esta pesquisa empírica caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, de natureza descritiva, cuja abordagem foi qualitativa. Como técnicas de coletas de dados foram empregadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a aplicação de entrevistas pessoais semiestruturadas com dirigentes municipais de turismo e stakeholders indicados pelos mesmos. O destino turístico analisado é composto por nove municípios, dos quais três compuseram a área de abrangência do estudo: Cubatão, Itanhaém e Santos. Verificou-se que quanto mais colaborativas forem as relações entre o poder público e seus stakeholders, maiores serão os impactos positivos na competitividade da destinação, entretanto, foi identificado que, nos casos analisados, as Secretarias de Turismo não praticam a gestão do relacionamento com seus stakeholders de modo sistemático, o que pareceu ser contrário aos objetivos setoriais.

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Biografía del autor/a

Aristides Faria Lopes Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão)

Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão). Doutorando em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

Elizabeth Kyoko Wada, Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities)
Elizabeth Kyoko Wada, bolsista CNPQ Nível 2 com a pesquisa Mobilidade Corporativa na América Latina, concluiu pós-doutorado na UFPR - PPG em Turismo (2016), é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989), Especialista em Administração Mercadológica pela EAESP/FGV (1982), graduada em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano Unibero (1979) e em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (1980). É Coordenadora do PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) e pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico (ISAM. Atua como docente nas seguintes disciplinas: Gestão e Planejamento Estratégico em Hospitalidade; Hospitalidade, Hostilidade e Stakeholders; Análise e Avaliação de Projetos Hoteleiros; Plano Estratégico de Marketing em Turismo; Tendências, Atualidades e Técnicas em Eventos. Tem experiência nas áreas de Turismo e de Hotelaria na América Latina, com ênfase em Gestão de Meios de Hospedagem e nos seguintes temas: hotelaria, planejamento estratégico, turismo, turismo de negócios (viagens corporativas, eventos empresariais e viagens de incentivo), mobilidade corporativa, serviços e inovação. É docente desde 1981. É diretora administrativo-financeira da ANPTUR (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo) e Vice Presidente de Finanças de MPI Brazil Chapter (Meeting Professionals International). É Vice-Presidente do Conselho de Administração de Bourbon Hotéis & Resorts.

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Publicado
2017-12-19
Cómo citar
Santos, A. F. L., & Wada, E. K. (2017). Análise dos Impactos das Relações de Hospitalidade entre Stakeholders na Competitividade de Destinos Turísticos. ATELIÊ DO TURISMO, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/4280