Declaração de Ética

Declaração de Ética da Ateliê do Turismo

Ateliê do Turismo é um periódico on line com o ISSN 2594-8407 estabelecida na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), comprometida com  a divulgação, normas, critérios, juramentos e comportamentos éticos nos diversos tipos e etapas da pesquisa, somando esforços contínuos aos comitês de ética de pesquisa das instituições públicas e privadas.

Tem como objetivo ser um espaço de sociabilidade para a troca de informações e publicações de artigos, ensaios originais, bem como entrevistas, relatos de experiência e resenhas críticas referentes às temáticas relacionadas ao turismo, hospitalidade, lazer e áreas afins.

 

Sobre os Conselhos

A Ateliê do Turismo possui “Conselho Editorial”, “Conselho Científico”, “Comitê de Assessoramento Científico”, “Revisores Textuais”, “Editores/Editoras”, “Editores/Editoras de Seção” oriundos de várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Mundo.  

 

Sobre os Pareceristas

Para a publicação do periódico, a Ateliê do Turismo conta com um diverso número de pareceristas ad hoc anônimos (por pares), pertencentes a várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Mundo. Os pareceristas desenvolvem o papel de avaliadores dos diversos tipos de textos submetidos à revista, em especial, naquilo que diz respeito ao ineditismo do material, proposta da pesquisa, etapas metodológicas desenvolvidas e resultados alcançados, afim de garantir a qualidade e impacto da publicação.

 

Sobre o comprometimento ético dos Editores/Editoras 

A Ateliê do Turismo conta ainda com atividades desenvolvidas por Editores/Editoras nas diversas etapas do fluxo de submissão, avaliação, diagramação e publicação, os quais também possuem a missão de assumir a responsabilidade do aceite, rejeição, avaliação e contribuição, entre outros pareceres para visam garantir a importância e qualidade e impacto dos resultados das pesquisas. 

A Ateliê do Turismo, possui como referência o código de conduta e boas práticas do COPE (Comitê de Ética em Publicações – Link https://publicationethics.org) e adota princípios éticos no processo de submissão até a publicação dos manuscritos, desta forma, os Editoras/Editores:

Assumem a responsabilidade de integridade e arquivamento de todo o acervo.

Nas diversas etapas do processo de submissão até a publicação dos manuscritos garantem o anonimato dos autores e pareceristas.

São responsáveis pela comunicação com os membros dos diversos conselhos, ampliando o diálogo  visando acatar todos as sugestões que visem a melhoria, qualidade   e aprimoramento da Ateliê do Turismo, bem como pelas publicações de erratas, informações e tudo o que se fizer necessário.

Tem por responsabilidade e ética garantir a seleção dos pareceristas anônimos (por pares), da mesma área de produção e conhecimento, com propriedade e capacidade  de avaliar os manuscritos com objetividade, sem conflitos de interesse.

São orientados pela política do processo de submissão da Ateliê do Turismo e poderão consultar os outros Editores/Editoras e Revisores/Revisoras Textuais. Toda em qualquer decisão de publicação, será comunicada de forma fundamentada aos autores pesquisadores.

Podem aceitar ou rejeitar um manuscrito, baseado nos seguintes critérios: importância da pesquisa, originalidade, clareza, validade e relevância, sendo postulada pelos objetivos da Ateliê do Turismo.

Prezam pela integridade e ética, transparência e comprometimento no exercício de suas atividades laborais.

Possuem autonomia para buscar e acatar opiniões de autores pesquisadores, leitores, pareceristas e membros dos diversos conselhos visando melhorar os processos de submissão até a publicação dos manuscritos.

Nos casos em que existem suspeitas nas pesquisas, tanto dos textos em andamento, como daqueles já publicados, os Editores/Editoras seguem as orientações disseminadas pela COPE (Comitê de Ética em Publicações). Tem como orientação divulgar as más práticas científicas, caso estas tenham sido identificadas, tais como plágios, autoplágios, falsificação, produção errônea de dados, apropriação de informações, seja de autoria individual ou coletiva.

Devem dar oportunidade aos autores/autoras pesquisadoras a defesa de supostas denúncias, desde que apontadas nos critérios detalhados e máximos de uma investigação.

Os diversos conselhos da Ateliê do Turismo recomendam a adoção de software detector de plágio ou duplicação ao aos seus pareceristas anônimos (por pares),  e Editores/Editoras.

Por fim, estão pautados a agir pelos princípios democráticos, sem discriminação e preconceito relacionados a gênero, orientação sexual, religião, origem étnica, geográfica, geração, religião ou crenças politicas, primando pelo convívio respeitoso entre todos.

 

Sobre o comprometimento ético dos pesquisadores/pesquisadoras

Os pesquisadores/pesquisadoras aqui denominados de autores/autoras, anseia-se que submetam resultados de pesquisa de sua autoria e/ou grupo de pesquisa adotando os seguintes critérios e princípios éticos:

Respeitando e citando todos direitos de propriedade intelectual de pesquisadores terceiros;

Sigam atentamente as normas de submissão da Ateliê do Turismo na submissão dos manuscritos que compõe os resultados de suas pesquisas, garantindo que os manuscritos, ou parte dele, não tenha sido publicado em outros periódicos (exceto Anais de Eventos com resumos);

Indiquem todas as referências possíveis dos documentos pesquisados e citados de acordo com as normas da APA ( American Psychological Association - Link: https://www.apa.org)

Encaminhem as permissões de uso, reprodução e publicização de gráficos, tabelas, quadros, mapas, diagramas, imagens entre outros, quando for necessário para compor as informações da pesquisa;

Devem conhecer as regras de licença do Creative Commons Licence AttributeBY;

Devem informar aos Editores/Editoras da Ateliê do Turismo os possíveis erros/equívocos significativos da publicação, bem como encaminhar textos originais, sem plágios ou autoplágios, dados fraudulentos entre outros;

Devem cooperar com os Editores/Editoras na elaboração de possíveis erratas, adendos, sugestões, correções, retratações, verbos quando se fizerem necessário.

 

Sobre o compromentimento ético dos pareceristas ad hoc anônimos

A avaliação dos artigos e demais manuscritos submetidos à Ateliê do Turismo são avaliados por pareceristas ad hoc anônimos (por pares). Os/as pareceristas ad hoc anônimos (por pares),  possuem como comprometimento ético os seguintes princípios:

Analisar e avaliar os manuscritos de forma objetiva, evitando comentários hostis, em tempo razoável, bem como manter a confidencialidade de todas as informações recebidas pelos Editores/Editoras.

Os pareceristas ad hoc anônimos (por pares), não devem, em sua análise e avaliação dos manuscritos, sugerir suas pesquisas publicadas em formas de artigos, notas de pesquisa, dissertações, teses e/ou obras como fonte para citação aos pesquisadores que submetem artigos e demais manuscritos a Ateliê do Turismo.

Os pareceristas ad hoc anônimos (por pares), não devem utilizar as informações obtidas no processo de revisão/análise para benefício próprio ou de grupo de pesquisa, nem garantir vantagens, gerir desvantagens ou desacreditar pesquisadores/autores.

Os pareceristas ad hoc anônimos (por pares), devem comunicar aos Editores/Editoras sobre quaisquer conteúdos já publicados ou submetidos em outros repositórios que seja substancialmente idêntico ou similar ao que está sob sua análise e revisão;

Os manuscritos serão avaliados com base em seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, gênero, religião ou crenças políticas dos autores.