Hospitalidade virtual em plataformas de ensino: reflexões sobre os rituais de acolhimento nas relações remotas de ensino-aprendizagem
Resumo
O presente artigo lança olhar sobre a hospitalidade como qualidade imaterial inserida no espaço virtual, ao observar os elementos que concretizam a experiência de acolhimento virtual na relação aluno-professor em plataformas de educação online. Nesta análise, coloca-se como problema de pesquisa: Como proporcionar a aproximação na relação entre aluno-professor a partir da construção dos tempos e espaços da hospitalidade no âmbito virtual? O objetivo central se apresenta sendo a construção de uma reflexão acerca dos rituais de acolhimento transpostos para as relações educacionais no ambiente virtual. Enquanto metodologia, trata-se de um artigo de revisão bibliográfica, e .ara tanto, foi realizado levantamento bibliográfico em bases eletrônicas a partir da combinação dos termos: hospitalidade virtual, ensino remoto, aprendizagem, plataformas de ensino. Nesse sentido, o embasamento teórico apresentado introduz o estudo na seguinte ordem de conceitos: como partida, a abordagem do exercício de acolhimento do espaço virtual, seguido da aplicação destes rituais nas interações educacionais, tendo o professor enquanto figura de anfitrião neste espaço. Por fim, constrói-se a relação entre conceito que aborda a educação no meio virtual e as cenas de hospitalidade percebidas entre os interlocutores deste contexto: aluno-professor. Como resultado, apresenta-se que os fatores de humanização aplicados no ambiente virtual têm origem no exercício dos rituais de hospitalidade e buscam a construção de um espaço que se aproxima daquilo que é percebido enquanto valor no mundo material.
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