Os hotéis no Almanach de Pelotas: análise de seus anúncios

Palavras-chave: História da Hotelaria, Almanaques, Anúncios, Pelotas

Resumo

As pesquisas sobre a história da hotelaria pelotense têm se desenvolvido a partir de múltiplas fontes, possibilitando, igualmente, a compreensão da própria história de Pelotas. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar e catalogar os anúncios presentes nas edições do Almanach de Pelotas dos anos de 1913 a 1935 que se referem aos hotéis. Dessa forma, organizou-se em tabela os hotéis que se fizeram presentes nas edições do almanaque e quantas vezes esses utilizaram os anúncios para se promoverem, constatando-se a ocorrência de 7 hotéis. A partir disso, realizou-se uma análise sobre as características dos anúncios, constatando similaridades nos utilizados por hotéis maiores, como a presença de imagens e composição de página inteira; já os menores apresentando reclames menores. Em razão disso, é possível concluir que o uso de anúncios em almanaques por muito tempo funcionou enquanto uma importante forma de promoção dos hotéis pelotenses e também da cidade de Pelotas, que se queria moderna.

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Biografia do Autor

Eduardo Silva Curtinaz, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em Turismo (Curso de Bacharelado em Turismo – UFPel); bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq (2021-2022) no projeto de pesquisa “Hotelaria em Pelotas: histórias a partir de diferentes fontes”. E-mail:  eduardoscurtinaz@gmail.com

Renata Duarte, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Turismo (Curso de Bacharelado em Turismo – UFPel); bolsista de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq (2021-2022) no projeto de pesquisa “Hotelaria em Pelotas: histórias a partir de diferentes fontes”. E-mail: renata.duarte7@outlook.com

Dalila Müller, UFPel

Doutora em História (UNISINOS); professora do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas. E-mail: dalilam2011@gmail.com

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Publicado
2022-09-05
Como Citar
Curtinaz, E. S., Duarte, R., & Müller, D. (2022). Os hotéis no Almanach de Pelotas: análise de seus anúncios. Ateliê Do Turismo, 6(2), 187-205. https://doi.org/10.55028/at.v6i2.15299
Seção
ARTIGOS