O comportamento do consumidor no segmento de turismo de bem-estar

  • Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-5631-5779
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Turismo de bem-estar; Comportamento do Consumidor; Saúde; projeto de pesquisa.

Resumo

O estudo tem como objetivo compreender a percepção dos consumidores no segmento de turismo de bem-estar no Rio Grande do Norte (RN), identificando como ocorre a procura por esta área pelos turistas após uma crise de saúde mundial. Para fins metodológicos, a pesquisa se caracterizará com uma abordagem qualitativa e quantitativa, por conveniência, não probabilística, intencional. As variáveis que serão adotadas neste estudo baseiam-se nas pesquisas de Chi, Chi e Ouyang (2020), Chebli e Said (2020) e Campodónico e Chalar (2017), que são: bem-estar ambiental, bem-estar físico, bem-estar mental, tempo, espaço, motivação, atividades, intenção, segurança pessoal, gasto econômico, convicção e atitude. A técnica para tratamento dos dados a ser utilizada será a de análise de conteúdo (Bardin, 1977) e os programas Iramuteq (versão 0.7 alpha 2) e o SPSS (versão 22). Como resultados, espera-se contribuir para o avanço de investigações na área de turismo de bem-estar, trazendo informações sobre o perfil, características e as motivações dos consumidores. Pretende-se, assim, avaliar o crescimento do turismo de bem-estar e como o impacto da pandemia pode motivar os turistas a optarem por essa tipologia. Inicialmente constatou-se na literatura internacional que há um crescimento significativo sobre o estudo de turismo de bem-estar, despertado pelo interesse dos pesquisadores de outras áreas.

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Biografia do Autor

Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo – PPGTUR da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona (2005), revalidado pela Universidade de Brasília (2006) e Pós-Doutorado em Comunicação Estratégica pela Universidade Autônoma de Barcelona (2020/CNPq). Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo Stricto Sensu (PPGTUR/UFRN).

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Publicado
2023-03-15
Como Citar
Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, I. C., & Valéria Fernandes Ferreira, L. (2023). O comportamento do consumidor no segmento de turismo de bem-estar. Ateliê Do Turismo, 7(1), 96-118. https://doi.org/10.55028/at.v7i1.16064
Seção
ARTIGOS