A prática social discursiva foucaultiana como lente para um (des) caminho investigativo no turismo
Resumo
Foucault é um estudioso que revoluciona interpretação da realidade na segunda metade do século XX. O escopo de sua obra muitas vezes coloca o sujeito analista que a utiliza na posição de desafiante e corajoso, pois, a perspectiva foucaultiana demanda uma multiplicidade de olhares, em sua maioria imperceptíveis às abordagens estruturadas análise. Olhar para o turismo entendendo-o como fenômeno complexo e multidisciplinar abre a possibilidade de observação por meio das tecnologias foucaultianas. Fato que pode se tornar muito caro à sua epistemologia. Este estudo propõe analisar a prática social discursiva foucaultiana como lente analítica para o turismo. Para tanto, utilizou-se tanto de uma Revisão Narrativa da Literatura (RNL) quanto de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A partir de operadores booleanos específicos na rede mundial de computadores, tais como: foucauldian and tourism; the discursive social practice of tourism: a view from the foucauldian perspectives; a prática social discursiva and turismo and perspectiva foucaultiana; foucaultiano and turismo; e, Foucault foi construída a investigação. O acesso aos conteúdos se deu por meio diversos formatos de apresentação, a citar: publicações em periódicos, atas de conferências, bem como, teses e dissertações construídas em programas de pós-graduação Stricto Sensu. Os achados demonstram que observar a realidade sob a lógica foucaultiana demanda ao sujeito acessar o campo do turismo crítico numa posição que o coloque para além da crítica em si, pois, sua observação necessita posicionar-se inter e multidisciplinar, ultrapassando a estrutura das disciplinas. Também fica evidente que tais práticas são circunstâncias mais bem observadas nos estudos do século XXI, e que, muitos dos estudos que tomam o turismo como campo de observação a partir da prática social discursiva foucaultiana ainda são capitaneados por pesquisadores de outras áreas do conhecimento que não o turismo em si. Sendo uma lacuna de observação para a epistemologia do turismo.
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