Utilização das hashtags na promoção turística: uma análise do uso da #ondeiremfortaleza através do empreendimento colosso fortaleza

  • Kennedy Kaufummam Costa Mafra UFRN/USP
  • Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-5631-5779
Palavras-chave: Promoção, Turismo, Hashtags, Instagram

Resumo

A comunicação é empregada em várias áreas do conhecimento, especialmente no turismo, para expressar aspectos verbais e não verbais. No marketing, ela desempenha um papel fundamental na promoção dos destinos turísticos em redes sociais. É por meio das redes sociais que as empresas expõem seus produtos e serviços a mais pessoas, rompendo a barreira geográfica que antes existia. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o impacto da hashtag #ondeiremfortaleza, usada nas imagens publicadas na página do Instagram @colosso.fortaleza, no processo para a escolha de Fortaleza/Ceará (CE) como destino turístico. A metodologia adotada segue uma abordagem interpretativa, com uma amostragem intencional, baseada na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados desta pesquisa evidenciam a importância do uso de hashtags na promoção de um destino, ampliando sua visibilidade e despertando o interesse de potenciais visitantes. Isso, por conseguinte, aumenta o fluxo turístico no local. Conclui-se que o uso de hashtags na promoção de destinos possui relevância significativa para obter visualizações de potenciais turistas que pensam em visitar o destino.

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Biografia do Autor

Kennedy Kaufummam Costa Mafra, UFRN/USP

Mestrando em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGTUR/UFRN. Bolsista CAPES. E-mail: kennedyifrn@gmail.com

Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda e Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGTUR/UFRN. Bolsista CAPES. E-mail: islaine_cristiane@hotmail.com

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Publicado
2024-06-18
Como Citar
Mafra, K. K. C., & Cavalcante, I. C. O. G. da S. (2024). Utilização das hashtags na promoção turística: uma análise do uso da #ondeiremfortaleza através do empreendimento colosso fortaleza. Ateliê Do Turismo, 8(1), 255 - 280. https://doi.org/10.55028/at.v8i1.19194
Seção
ARTIGOS