Centros de recepção ao turista como vetores de hospitalidade e competitividade turística.

Uma análise perceptiva aplicada aos postos de informação turística de Aracaju

  • Eliane Avelina de Azevedo Sampaio Universidade de São Paulo-USP
  • Cristiane Alcântara de Jesus Santos Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: informação turística;, hospitalidade;, centros de recepção;, turismo em Aracaju.

Resumo

A qualidade da informação é um elemento significativo da atividade turística e têm um papel essencial na promoção do destino, visto que pode ser um indutor na escolha de uma viagem por parte do turista. Este artigo apresenta as questões teóricas relacionadas a importância dos equipamentos de recepção ao turista enquanto meio efetivo de comunicação, divulgação e promoção do destino. Centra-se, enquanto estudo empírico, na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, tendo por objetivo realizar uma análise perceptiva dos locais de recepção que estão atualmente disponíveis. Metodologicamente é uma pesquisa de natureza aplicada, através de estudo de caso com abordagem ao problema realizada de modo exploratório. Quanto aos procedimentos técnicos, realizou-se pesquisa bibliográfica a fim de desenvolver o aporte teórico; observação sistemática não-participante e entrevista semiestruturada com os atendentes dos postos de informação turística, com o objetivo de analisar estes equipamentos a partir de variáveis atribuídas ao contexto da hospitalidade, categorizados entre: produto essencial, produto facilitador, produto de suporte e produto ampliado. Os resultados obtidos demonstram que a capital Aracaju dispõe de espaços pouco receptivos, com carência de infraestrutura e, sobretudo, de aportes tecnológicos, o que os torna pouco estratégicos em termos de competitividade turística.

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Biografia do Autor

Eliane Avelina de Azevedo Sampaio, Universidade de São Paulo-USP

Doutoranda em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de São Paulo - USP (2021). Professora do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Sergipe E-mail: elianeavelina@yahoo.com.br

Cristiane Alcântara de Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe

Pós - Doutorado em Geografia e Turismo pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutora em Geografía, Planificación Territorial y Gestión Ambiental pela Universitat de Barcelona (Espanha) com o título revalidado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil). Professora Associada do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: cristie74@gmail.com

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Publicado
2024-05-17
Como Citar
Sampaio, E. A. de A., & Santos, C. A. de J. (2024). Centros de recepção ao turista como vetores de hospitalidade e competitividade turística. Ateliê Do Turismo, 8(1), 163 - 190. https://doi.org/10.55028/at.v8i1.19541
Seção
ARTIGOS