Turismo para todos: a percepção dos colaboradores em hotéis de Natal (Rio Grande do Norte) sobre práticas de inclusão e acessibilidade

  • Erica Dayane Chaves Cavalcante UFRN
  • Maria Eduarda da Silva UFRN
  • Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva UFRN
  • Joelma Abrantes Guedes Temoteo UFPB
Palavras-chave: Acessibilidade, Inclusão, Turismo Acessível, Meios de Hospedagem

Resumo

A “acessibilidade e inclusão” de pessoas com deficiência é um tema que vem ganhando atenção em vários âmbitos, a exemplo dos meios de hospedagem. Este estudo tem como objetivo analisar as práticas de inclusão e acessibilidade vigentes em hotéis do município de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte (RN). Para atingir o objetivo, foram consideradas as experiências dos funcionários que trabalham diretamente ou indiretamente com os hóspedes, a fim de compreender o atendimento e acolhimento oferecidos com base em seus relatos. Foram examinadas as formas de atendimento inclusivo e as opiniões dos funcionários sobre o tema, tanto em suas vidas pessoais, quanto em seu ambiente de trabalho. Como metodologia, foram realizadas visitas a quatro hotéis localizados no município de Natal, elencados criteriosamente, nos quais realizou-se entrevistas com seus colaboradores e observação guiada. Observou-se que, embora os estabelecimentos estejam estruturalmente preparados para receber pessoas com deficiência, alguns colaboradores enfrentam dificuldades no atendimento devido à falta de treinamento específico e padronizado. Por fim, constata-se a importância de uma abordagem proativa na busca pela excelência no atendimento a pessoas com deficiência e destaca-se a necessidade de investimentos contínuos em treinamentos e aprimoramentos para garantir a inclusão e o bem-estar de todos os hóspedes.

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Biografia do Autor

Erica Dayane Chaves Cavalcante, UFRN

Doutora e Mestra em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: erica.chaves@ufrn.br

Maria Eduarda da Silva, UFRN

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: eeduarda-silva@hotmail.com

Jéssyca Rodrigues Henrique da Silva, UFRN

Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E-mail: jessyca.r.henrique@gmail.com

Joelma Abrantes Guedes Temoteo, UFPB

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPB pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: joelma.abrantes@academico.ufpb.br

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Publicado
2024-05-18
Como Citar
Cavalcante, E. D. C., Silva, M. E. da, Silva, J. R. H. da, & Temoteo, J. A. G. (2024). Turismo para todos: a percepção dos colaboradores em hotéis de Natal (Rio Grande do Norte) sobre práticas de inclusão e acessibilidade. Ateliê Do Turismo, 8(1), 191 - 215. https://doi.org/10.55028/at.v8i1.19576
Seção
ARTIGOS