O Uso do Instagram por Agências de Turismo do Município de Parnaíba/PI

  • Rodrigo Silva Costa UFPI
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí

Resumo

O objetivo desse trabalho foi o de analisar qual o uso da rede social Instagram pelas agências de turismo cadastradas no CADASTUR (base de dados de 2015), localizadas na cidade de Parnaíba/PI. Foram selecionados cinco temas para serem analisados: informativos, divulgação de Parnaíba/PI e região local, promoções e pacotes, destinos turísticos e o uso de hashtags. Portanto, através do método netnográfico, foram monitorados os perfis das agências durante o mês de fevereiro de 2017. Os dados foram coletados, analisados e organizados em tabelas, baseadas nas tabelas de Thomaz, Biz e Gândara (2013). Verificou-se que, das 16 empresas cadastradas no CADASTUR, apenas nove fizeram o uso da rede social. Sendo que, algumas usam a rede social diariamente e outras raramente. As agências não publicaram nenhuma imagem específica do município de Parnaíba/PI, portanto, com a ausência de postagens dos pontos turísticos da cidade de Parnaíba/PI, o turista tende a não tangibilizar o destino e mesmo em se atentar em fazer uma possível viagem para a região.

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Biografia do Autor

Rodrigo Silva Costa, UFPI

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Piauí

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí
Doutor em Ciências da Comunicação (Processos Midiáticos). Mestre em Geografia (Organização do Espaço). Especialista em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria. Bacharel em Turismo. Professor Efetivo (D.E.) da Universidade Federal do Piauí, curso de Turismo. Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

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Publicado
2017-12-28
Como Citar
Costa, R. S., & Perinotto, A. R. C. (2017). O Uso do Instagram por Agências de Turismo do Município de Parnaíba/PI. Ateliê Do Turismo, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/5495