A Implementação da Estratégia em Pequenas e Medias Empresas

  • Marcela Cordeiro Pereira Mestranda em Administração – FUMEC
  • Mario Teixeira Reis Neto Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG
Palavras-chave: Estratégia, Indicadores, Metas, BSC, PME’s

Resumo

Este artigo tem caráter teórico e trata de revisão da literatura sobre definição e implementação da estratégia, apresentando os principais conceitos relacionados a indicadores de desempenho, metas e BSC (Balanced Scoreard), bem como a relação entre estes nas empresas de médio e pequeno porte (PME’s). Justifica-se em termos de sua tentativa de compreensão do papel de PME’s no uso do BSC para definir e implementar a estratégia, a fim de conquistar o objetivo da organização, através do uso de indicadores para definição da meta. São apresentados os principais conceitos e elementos constituintes das teorias, assim como as relações entre as diferentes abordagens utilizadas. Ao final, constatou-se que a ferramenta BSC apresenta limitações e críticas em sua utilização nas pequenas empresas e que muitas delas ainda desconhecem a importância da definição da estratégia para o alcance das metas nas organizações.
Publicado
2014-12-01
Seção
Artigos