Alianças de Marcas: O Estudo do Caso TAM Linhas Aéreas e Star Alliance

  • Maria Flavia Mendes Possiede
  • Diogo Benke
  • Giocéli Rossana Escorsin de Souza Nunes
Palavras-chave: aliança de marcas, TAM, Star Alliance.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a aliança entre as marcas TAM Linhas Aéreas e Star Alliance ocorrida em 2010. O artigo se divide entre o referencial teórico sobre o tema alianças de marca e a análise de dados coletados por meio de dados secundários sobre a aliança TAM e Star Alliance e entrevista com a Lufthansa (parceira da Star Alliance). Os resultados obtidos foram que a busca em fortalecer suas marcas em mercados com pouca penetração, obter ganhos operacionais, aumentar a malha aérea e maximizar anúncios publicitários foram atingidos. Por se tratar de um estudo estritamente exploratório, indica-se realizar novas pesquisas a fim de identificar padrões ou hipóteses.
Publicado
2015-09-03
Seção
Artigos