EXPECTATIVAS E EXPERIÊNCIAS DE JOVENS GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO ACERCA DO ESTÁGIO

Palavras-chave: Estágio em Administração, Aprendizagem, Legislação, Geração Z

Resumo

Os graduandos do Curso de Bacharelado em Administração podem realizar estágios em diversas organizações. De acordo com a Lei n. 11.788/08, o estágio constitui uma atividade de aprendizagem, deve ser planejada e precisa ser supervisionada. Nesse âmbito, o objetivo desta pesquisa foi analisar a prática atual e ideal de estágio a partir da percepção de graduandos da Geração Z matriculados no Curso de Bacharelado em Administração. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, classificada como descritiva, bibliográfica, documental e de campo. Dentre os resultados, constatou-se que: os jovens gostariam de participar de treinamentos; ter oportunidade de efetivação; e poder colocar seus conhecimentos em prática. No que se refere às experiências desenvolvidas, verificou-se a não efetividade do processos de integração, de treinamentos, da apresentação do plano de atividades e da supervisão do estágio. Face ao exposto, foi apresentada uma proposta de estágio considerando tanto a legislação vigente sobre o estágio, bem como os resultados da pesquisa. De forma geral, espera-se que o presente estudo possa desencadear reflexões e ações que, em consonância com a legislação vigente, proporcionem aprendizado para os estagiários e resultados positivos para as organizações envolvidas.

Biografia do Autor

Taciana Patrícia Rodrigues da Silva Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduada em Administração

Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Fabiana Ferreira Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutorado em Educação. Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

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Publicado
2021-11-03
Seção
Artigos