AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS UNIDADES ACADÊMICAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA POR MEIO DE INDICADORES DE EFICIÊNCIA

Palavras-chave: Desempenho, Eficiência, Unidades Acadêmicas, Universidade Federal, Análise Envoltória de Dados

Resumo

O objetivo do estudo é analisar a eficiência de Unidades Acadêmicas de uma Universidade Federal Brasileira, a partir de indicadores de desempenho utilizados por gestores de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação. A pesquisa é de cunho descritivo, com abordagem quantitativa e coleta dos dados documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise envoltória de dados (DEA). A avaliação foi censitária, abrangendo as 13 Unidades Acadêmicas da universidade estudada, compreendendo o período de 2014 a 2018. Os principais resultados indicam que as unidades acadêmicas de Educação, Enfermagem, Oceanologia, Engenharia, Direito e Letras foram as mais eficientes quanto ao uso de seus recursos pelos gestores de Graduação e Pesquisa e Pós-Graduação. Os piores resultados ficaram com a Biologia e Medicina. A falta de dados impediu que outras dimensões fossem analisadas. Sugere-se aos gestores de cada unidade acadêmica e das Pró-Reitorias a possibilidade de avaliação de eficiência via disponibilidade de indicadores de avaliação. Além disso, tornar essa análise parte do calendário anual das avaliações institucionais e, a partir delas, definirem diretrizes e estratégias de ação, o que pode contribuir para ampliar a eficiência das unidades acadêmicas.

Biografia do Autor

Roger Rosado Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Administração Pública em Rede Nacional PROFIAP pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Assistente em Administração da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Débora Gomes de Gomes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Pós-doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Marcos Antônio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Anderson Betti Frare, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

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Publicado
2022-10-28
Seção
Artigos