O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA EM MATO GROSSO DO SUL

  • Andre Luiz Alvarenga Souza UFMS
  • Leandro Sauer UFMS
  • Élcio Gustavo Benini UFMS
Palavras-chave: ECONOMIA SOLIDÁRIA.Autogestão. Empreendimento solidário

Resumo

O tema visa discutir a gestão no contexto da Economia Solidária. Partiu-se do pressuposto de que lógicas diferentes acarretam objetivos de gestão para contextos organizacionais distintos, considerando um construto social, implicando técnicas, ferramentas e áreas funcionais repletas de ideologias. Para que se possa chegar a uma resposta sobre como a Economia Solidária está sendo instituída no MS (?) a pesquisa se desenvolveu a partir de três momentos: inicialmente, a  pesquisa apoiado em publicações de autores especialistas na área tais como Paul Singer, França Filho e Luiz Inácio Germany Gaiger; em um segundo momento em pesquisa e descrição de micro dados disponibilizados pela Secretaria Nacional de Economia Solidária referente ao último mapeamento dos empreendimentos econômicos solidários, realizados entre 2010 a 2012, enfocando os  empreendimentos presentes no Estado de Mato Grosso do Sul, e por fim, a pesquisa por meio de entrevistas com gerentes no seguimento da economia solidária subsidiou a  discussão dos dados e resultados.

Biografia do Autor

Andre Luiz Alvarenga Souza, UFMS
Atuo nas áreas de Gestão Estratégica Empresarial, Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Educação e Trabalho, Administração, Serviço Social, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos Sociais com foco em Índices de Inclusão e Exclusão Social referente a Projetos Interesse Social. Também atuo em cursos de Graduação presencias e EaD, Pós Graduação e Cursos de Qualificação Profissional. 
Leandro Sauer, UFMS
Possui graduação em Matemática pela UFMS (1988), Aperfeiçoamento em Estatistica Matemática pelo IMPA-RJ (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2003). Coordenador do curso de Administração da UFMS (2005-2007), chefe do Departamento de Economia e Administração (2007-2008) e Pró-Reitor de Ensino e Graduação da UFMS (2009). Atualmente é professor associado da ESAN/UFMS e professor do Programa de Pós-graduação em Administração da UFMS. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Métodos Quantitativos, Modelos Econométricos e Estatísticos e Analise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social e uso de indicadores sintéticos na definição e acompanhamento de politicas publicas
Élcio Gustavo Benini, UFMS
Doutor em Educação. É professor Adjunto da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Administração e no mestrado profissional em Administração Pública (Profiap). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Organizações, Trabalho e Educação (GEPOTE). Tem como temas de estudo e pesquisa: Teoria crítica das Organizações; Epistemologia; Economia Solidária; Autogestão; Administração Pública; Políticas Públicas e; Trabalho e educação. 

Referências

BRAVERMAN, H. (1987). Trabalho e capital monopolista: A degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara.

FRANÇA FILHO, G. C. Incubação de redes de Economia Solidária. In: CATTANI, A. D.; LAVILLE, J. L.; GAIGER, L. I; HESPANHA, P. Dicionário internacional da outra economia. São Paulo: Almedina, 2009.

FRANÇA-FILHO, G. C.; LAVILLE, J. L. Economia Solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de. A problemática da Economia Solidária: um novo modo de gestão pública?. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 2, n. 1, p. 01-18, Mar. 2004

GAIGER, Luis I. G. A Economia Solidária diante do modo de produção capitalista. Caderno CRH, Salvador, n. 39, 2003.

___________. A Economia Solidária e o valor das relações sociais vinculantes. Rev. Katál. Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 11-19, jan./jun. 2008.

BRASIL. Secretaria nacional de Economia Solidária. Disponível em:< http://www2.mte.gov.br/institucional/>acesso em 10 /12/2015.

OLIVEIRA, Josiany Angelica Silva; BENINI, Elcio Gustavo2; NASCIMENTO. Thassiany Cuellar Do.A Economia Solidária no Brasil: Uma Análise da Região Centro-Oeste. Disponível em: http://www.revistaespacios.com/a15v36n23/15362301.html. Acesso em 06.12.2016. Acesso em 06 de dezembro de 2016.

SINGER, Paul. O que é socialismo, hoje. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.

_________. (Org.). A Economia Solidária no Brasil: A Autogestão como reposta ao desemprego. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2003.

_________, Paul. Alternativas da gestão social diante da crise do trabalho. In: RICO, Elizabeth de Melo; DEGENSZAJN, Raquel Raichelis ( Org.) Gestão Social: uma questão em debate. São Paulo: EDUC; IEE, 2013.

SCHIOCHET, V. Políticas Públicas. In: Dicionário Internacional da Outra Economia. CATTTANI, A. D.; LAVILLE, J-L; GAIGER, L.I.; HESPANHA, P. Coimbra: Ed. Almedina, 2009.

VIEIRA, F. M. Coerência e Aderência da Economia Solidária: um estudo de caso

dos coletivos de produção do MST em Mato Grosso do Sul. 2005. 460f. Tese

(Doutorado em Ciências Econômicas) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2005.

Publicado
2019-03-28
Seção
Artigos