O VALOR DA MARCA DE UMA PEQUENA EMPRESA: UMA BREVE ANÁLISE

Palavras-chave: Marketing. Valor da marca. Percepção do consumidor.

Resumo

O valor de uma marca pode ser mensurado através da percepção do consumidor, pois é por ele que a marca existe e é pensando nele que desenvolve seus produtos e serviços. O presente estudo tem por objetivo avaliar a percepção da marca de uma empresa perante os consumidores. A fim de identificar o modo como a empresa estudada é percebida pelos consumidores, é realizado um estudo de caso, de forma qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi baseada em entrevistas semiestruturadas, as quais foram aplicadas em 11 clientes da empresa. Após a análise dos dados, destacaram-se seis categorias distintas, que foram utilizadas para definir se a marca possui ou não valor do ponto de vista do consumidor. De maneira geral, pode-se afirmar que a marca da empresa estudada tem valor positivo, ou seja, agrega valor à organização, possui clientes leais, e extremamente satisfeitos com o atendimento da empresa. Entretanto, alguns pontos de melhoria foram identificados, como a criação de um setor de qualidade e melhor utilização das mídias sociais.

Biografia do Autor

Karen Juliane Abrahão, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

Nelson Guilherme Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) da UFSM e Doutor em Administração pela UFSM.

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Publicado
2020-07-06
Seção
Artigos