MARKETING DIGITAL: MENSAGENS ASSERTIVAS E A INTENÇÃO DE COMPRA DE CONSUMIDORES DE ALTO E BAIXO PODER

  • Caio Pedrinho da Silva Unoeste - Universidade do Oeste Paulista
  • Thais Rubia Ferreira Lepre Unoeste -Universidade do Oeste Paulista FEI - Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros”
Palavras-chave: Mensagens Assertivas, Comportamento do Consumidor, Alto e Baixo Poder.

Resumo

No cenário mundial é possível observar a crescente evolução da tecnologia e o avanço da globalização, que vem tornando o consumidor mais exigente, pois possui uma diversidade de opções e informações. Para sobreviver, as empresas têm buscado alternativas de atrair seu público-alvo, como o marketing digital, sendo bastante presente no dia-a-dia dos consumidores através de anúncios online.  Esses anúncios podem conter tipos de mensagens diferentes, sendo as mensagens assertivas, ou seja, que dão ordens ao consumidor (“compre agora”, “não perca”), uma das mais usuais. Entretanto, ainda há muito que estudar sobre as influencias desse tipo de mensagem na intenção de compra, justificando a existência desse artigo, tendo em vista que objetivou: analisar se os anúncios online com mensagens assertivas geram maior intenção de compra nos consumidores com baixo poder. Para isso, foi utilizada a abordagem quantitativa com pesquisa bibliográfica e pesquisa experimental aplicada a estudantes de uma universidade paulista (n=112) e analisados com auxilio do SPSS, através de ANOVA. Foi possível concluir que não existe diferença significante na intenção de compra de consumidores de alto poder diante de mensagens assertivas.

Publicado
2019-03-28
Seção
Artigos