COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO COM SERVIDORES E NÃO SERVIDORES DO TRIBUNAL DE CONTAS DE MATO GROSSO DO SUL

  • Ana Flávia Gonçalves de Moura Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcelo Ribeiro Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luciane Cristina Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Comprometimento Organizacional. Organizações Públicas. Gestão de Pessoas. Estudo de Caso. Tribunal de Contas.

Resumo

A discussão e o estudo do comprometimento no trabalho assumem uma importância marcante, principalmente quando se verificam as disfunções típicas de algumas instituições públicas brasileiras. Assim, o objetivo deste artigo é analisar a percepção do Compromisso Organizacional dos servidores públicos e não servidores do TCE/MS, de acordo com o modelo tridimensional de Meyer e Allen. Este é um estudo de caso único, de natureza qualitativa. Para a coleta dos dados, optou-se pela estratégia de triangulação formada por entrevista, observação participante e análise documental. Os resultados apresentaram três categorias a priori e oito subcategorias a posteriori. Não foram identificadas diferenças comportamentais significativas em relação ao comprometimento entre servidores públicos e não servidores do TCE/MS. Doutor com distinção em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP), Linha de Pesquisa: Gestão Humana e Social nas Organizações - Tema: Aprendizagem nas organizações: uma análise de grupos multifuncionais de empresas do ramo automotivo Mestre em Administração pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) - Área de Concentração: Gestão da Produtividade e Desenvolvimento Organizacional - Linha de Pesquisa: Marketing e Estratégias Organizacionais; Especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios; Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha (FACECA). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), nas disciplinas e Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas I e II.

Biografia do Autor

Marcelo Ribeiro Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutor com distinção em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP), Linha de Pesquisa: Gestão Humana e Social nas Organizações - Tema: Aprendizagem nas organizações: uma análise de grupos multifuncionais de empresas do ramo automotivo Mestre em Administração pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) - Área de Concentração: Gestão da Produtividade e Desenvolvimento Organizacional - Linha de Pesquisa: Marketing e Estratégias Organizacionais; Especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios; Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha (FACECA). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), nas disciplinas e Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas I e II.
Luciane Cristina Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (desde 2017). Possui Pós-doutorado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá- UEM, doutora em Teoria Econômica ( 2014) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, com estágio de doutoramento Sanduíche na Université du Québec à Trois-Rivières - CA. Mestre em Integração Latino - Americana pela Universidade Federal de Santa Maria, (2007) e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Com experiência na área de teoria econômica e finanças. É membro do corpo editorial Congresso Brasileiro de Administração - CONBRAD.

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Publicado
2019-03-28
Seção
Artigos