A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E OS DESEMPENHO FINANCEIRO E ECONÔMICO DE EMPRESAS ESTABELECIDAS NO BRASIL

  • Mariana Lourençao Peria Deloitte Brasil
  • David Ferreira Lopes Santos Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Stela Basso Montoro Universidade Estadual Paulista - Unesp
Palavras-chave: Sustentabilidade, IBASE, indicadores, socioambiental, balanço social.

Resumo

Há um esforço crescente entre acadêmicos e segmentos empresariais em compreender a relação da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) com as estratégias empresariais e os seus reflexos no desempenho das organizações. Diferentes e controversos resultados têm sido reportados na literatura onde se evidencia uma lacuna teórica-aplicada quanto aos métodos e formas de mensurar a relação entre essas dimensões. Destarte, essa pesquisa analisa a influência investimentos relatados em RSC pelas empresas nos indicadores de desempenhos financeiro e econômico das empresas listadas na B3 para o período de 2013 a 2016. De forma diferenciada, explora-se uma estrutura ampla de indicadores relativos à RSC e os relaciona com métricas de desempenho financeiro e econômico, além de envolver quase que a totalidade das empresas de capital aberto no Brasil (358 firmas). As informações de RSC foram tomadas por meio de disclosure nos relatórios de gestão disponíveis de cada empresa. As métricas de desempenho foram calculadas a partir das demonstrações financeiras padronizadas. Os resultados foram construídos por meio da análise de regressão com dados em painel, sendo antecedidos por uma análise descritiva dos indicadores de RSC. As evidências desse estudo demonstram que os indicadores de RSC não exercem influência significativa nas métricas de desempenho financeiro e econômico, contudo, em uma análise estratificada dos indicadores de RSC, observou-se efeito positivo e significativo da maior participação de mulheres e negros em cargos de gestão. Verificou-se, também, que há um processo de desenvolvimento, adaptação e entendimento das organizações sore a RSC como um elemento estratégico ao negócio.

Biografia do Autor

Mariana Lourençao Peria, Deloitte Brasil
Atua como auditora sênior na Deloitte Brasil. Possui Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista.
David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista - Unesp
Atua como Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Economia, Administração e Educação da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista.
Stela Basso Montoro, Universidade Estadual Paulista - Unesp
Doutoranda e Mestre em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista - Unesp. Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista.

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Publicado
2020-03-09
Seção
Artigos