VALOR PERCEBIDO PELO CONSUMIDOR EM CAFÉS: IDENTIFICANDO ATRIBUTOS E MÉTODOS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
Resumo
Com contribuições de Vargo e Lusch, após 1980, entregar mais que um simples produto para o cliente tornou-se fundamental na busca por estratégias competitivas que pudessem colocar empresas à frente de suas concorrentes. Preço e qualidade, heranças da visão baseada na lógica dos bens, não são mais suficientes, e, enxergar este produto como meio para propor valor ao cliente, tornando sua experiência de compra, única, torna-se primordial para consolidar a organização no mercado. Este artigo objetiva identificar atributos e aspectos metodológicos do valor percebido pelo cliente em cafés. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica nas bases Scopus e Web of Science, das publicações datadas de 2014 a 2019 resultando em 12 artigos relacionados com a temática. O atributo qualidade seguido da experiência foram os mais encontrados na literatura. Quanto aos métodos, predominaram estudos quantitativos com Modelagem de Equação Estrutural para análise de dados. Embora a experiência do consumidor tenha sido explorada, concluiu-se que há poucos estudos do valor percebido em cafés e quase nenhum abordando suas dimensões correlacionadas com as da experiência. Este estudo colabora com a academia porque realiza um apanhado de atributos e métodos encontrados na literatura científica servindo de aporte a novas pesquisas.
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