Educação Especial: aspectos da legislação associados à formação de professores e seu reflexo na prática curricular vivenciada por acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Física
Resumo
Considerando o número de matrículas de alunos surdos, cegos, deficientes físicos e mentais no sistema regular de ensino e entendendo a importância de uma adequada formação docente para a efetivação do processo de inclusão no ambiente escolar, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com o objetivo de mapear o processo evolutivo da legislação brasileira, relacionada à educação especial, particularmente a formação de professores e analisar o reflexo dessas orientações na prática curricular presente do curso Licenciatura em Física, da Universidade federal de Mato grosso do Sul. Identificamos as ações/orientações do governo federal presentes nas diferentes reformulações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nas Diretrizes para Formação de Professores da Educação Básica, em especial as voltadas para o Curso de Física Licenciatura e, por fim, possíveis influências na construção do Projeto Político Pedagógico do curso na UFMS e nos planos de ensino de disciplinas relacionadas. Quanto às orientações destacamos que algumas interpretações podem ter contribuído para que a inclusão não ocorresse efetivamente assim como problemas com professores sem preparação adequada. Especificamente quanto ao Curso de Licenciatura em Física, identificamos que o projeto pedagógico pontua atender as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física que por sua vez atende as Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica. Nele identificamos apenas duas disciplinas que tratam especificamente da Educação Inclusiva: Educação Especial e Estudo de Libra. Concluímos que os professores formados no Curso não são devidamente capacitados para atender as diversas deficiências do processo inclusivo.
Referências
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