Educação Especial: aspectos da legislação associados à formação de professores e seu reflexo na prática curricular vivenciada por acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Física

  • Renata Camargo Machado de Queiroz Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul
  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Educação Especial, documentos oficiais, formação de professores, Licenciatura em Física

Resumo

Considerando o número de matrículas de alunos surdos, cegos, deficientes físicos e mentais no sistema regular de ensino e entendendo a importância de uma adequada formação docente para a efetivação do processo de inclusão no ambiente escolar, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com o objetivo de mapear o processo evolutivo da legislação brasileira, relacionada à educação especial, particularmente a formação de professores e analisar o reflexo dessas orientações na prática curricular presente do curso Licenciatura em Física, da Universidade federal de Mato grosso do Sul. Identificamos as ações/orientações do governo federal presentes nas diferentes reformulações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nas Diretrizes para Formação de Professores da Educação Básica, em especial as voltadas para o Curso de Física Licenciatura e, por fim, possíveis influências na construção do Projeto Político Pedagógico do curso na UFMS e nos planos de ensino de disciplinas relacionadas. Quanto às orientações destacamos que algumas interpretações podem ter contribuído para que a inclusão não ocorresse efetivamente assim como problemas com professores sem preparação adequada. Especificamente quanto ao Curso de Licenciatura em Física, identificamos que o projeto pedagógico pontua atender as Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física que por sua vez atende as Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica. Nele identificamos apenas duas disciplinas que tratam especificamente da Educação Inclusiva: Educação Especial e Estudo de Libra. Concluímos que os professores formados no Curso não são devidamente capacitados para atender as diversas deficiências do processo inclusivo.

Biografia do Autor

Renata Camargo Machado de Queiroz, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul
Docente da rede estadual de ensino do MS
Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto de Física, docente do curso de Física Licenciatura

Referências

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Publicado
2017-04-26