Criar uma representação e desenvolver a interdisciplinaridade na escola

  • Paulo Ricardo da Silva Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste artigo apresentamos a tradução para o português do artigo de Gérard Fourez (Se représenter et mettre en oeuvre l’interdisciplinarité à l’école, primeiro publicado na Revue des Science de l’éducation, v. 24, n 1, 1998. O artigo trata sobre o uso da abordagem interdisciplinar no planejamento do ensino nas escolas da educação básica. O autor começa seu texto apresentando as razões pelas quais a interdisciplinaridade é necessária no contexto das assim chamadas profissões de campo. Nesse contexto, o autor argumenta que aproximações baseadas somente em disciplinas não são suficientes para levar em conta realidades complexas, como aquelas enfrentadas por médicos ou engenheiros. A discussão toma conceitos da epistemologia como base e apresenta uma clara distinção entre pluri, multi e transdisciplinaridade. Na segunda parte do artigo, o autor descreve um método para implementar ações interdisciplinares na educação básica. Esse método é baseado na ideia de que para desenvolver a interdisciplinaridade é obrigatório o uso das disciplinas em alguma parte da ação. Uma ação interdisciplinar, a partir do ponto de vista do autor, é caracterizada por quatro elementos distintos: um projeto a ser desenvolvido (um folheto sobre cuidados com a saúde na idade avançada, por exemplo), um grupo de produtores (os estudantes, por exemplo), um grupo de destinatários do projeto (os pais dos estudantes, por exemplo) e um contexto. Todos esses elementos fazem a ação interdisciplinar única.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo da Silva Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalha com pesquisa em ensino de Física e é professor do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências da UFMS.

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Publicado
2017-05-25