Educação CTS e acidentes radioativos: alunos protagonistas do processo de ensino-aprendizagem

  • Nília Oliveira Santos Lacerda Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Anna Kelly da Costa Diniz Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Anderson Martins Gonzaga Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Palavras-chave: educação CTS, autonomia, acidentes radioativos.

Resumo

Na busca de tornar os alunos protagonistas do contexto escolar, este trabalho teve como aporte a educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e uma abordagem temática constituída da metodologia dos três momentos pedagógicos, visto que estes promovem e evidenciam as inter-relações entre os aspectos ciência-tecnologia-sociedade. Para tal finalidade, usou-se a pesquisa de cunho qualitativo, aportada pela pesquisa participante e como fonte de construção e análise de dados, utilizamos anotações do caderno de bordo, os gibis e documentários produzidos pelos alunos. A pesquisa foi realizada em uma turma de 2º ano, com 30 alunos, em um Colégio estadual, em Anápolis, durante um semestre. A metodologia dos três momentos pedagógicos foi utilizada para desenvolver o tema, acidentes radioativos, que proporcionou aos alunos a conscientização pela busca de respostas para os problemas sociais, suas consequências e tecnologias, através de proposições, investigações e o próprio questionamento de como solucionar tais problemas, desenvolvendo assim a autonomia dos alunos, a força reivindicatória e legitimação para interferir nos espaços públicos. Pode-se concluir também que a educação CTS é pouco abordada no contexto escolar e com este projeto ficou explícito como as CTS podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, desde que seja trabalhada cotidianamente, pois a continuidade pode acrescentar discussões mais críticas sobre os assuntos e tomadas de decisões dos alunos.

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Publicado
2018-02-20