O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está no Template fornecido pela revista, no formato Microsoft Word (*.doc ou *.docx).
  • Todas as referências foram conferidas e constam no texto e na seção "Referências". Referências com material on-line foram conferidas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • A Cover letter endereçada ao editor chefe foi assinada pelo autor correspondente.

Diretrizes para Autores

CATEGORIAS DE MANUSCRITOS
 
1.     Tipos de artigos

           A revista aceita as seguintes formas para publicação:

  • Artigos Originais: Artigos completos que descrevem pesquisas originais, de alto nível científico e atualidades (Download do template aqui). Limite de palavras: 6.000, excluindo as referências. Atenção: o resumo, o abstract, os autores e as filiações não podem exceder a primeira lauda do template.
  • Artigos de Revisão: Artigos de revisão são especialmente encomendados pelos Editores. Podem englobar resultados de vários trabalhadores em uma determinada área. Não há limite de palavras (Download do template aqui)Atenção: o resumo, o abstract, os autores e as filiações não podem exceder a primeira lauda do template.
  • Artigos de Reflexão:  Formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico da área afim; ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Deve conter um máximo de dez (10) páginas, incluindo resumos, no máximo 10 referências e até 4 autores. (Download do template aqui). Atenção: o resumo, o abstract, os autores e as filiações não podem exceder a primeira lauda do template.
  • Relato de Experiência, Atualização e/ ou Inovação Tecnológica – Estudo em que  descreve uma situação da prática e ou inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Deve conter um máximo de dez (10) páginas, incluindo resumos, no máximo 10 referências e até 4 autores. (Download do template aqui). Atenção: o resumo, o abstract, os autores e as filiações não podem exceder a primeira lauda do template.
  • Breve Comunicação Interdisciplinar: Artigos curtos que relatam estudos limitados, mas, com o mesmo nível descrito para os artigos originais. Limite de palavras: até 3.000 palavras, excluindo as referências. Limite de duas imagens e/ou tabelas (Download do template aqui). Atenção: o resumo, o abstract, os autores e as filiações não podem exceder a primeira lauda do template. Atenção: o resumo, o abstract, os autores e as filiações não podem exceder a primeira lauda do template.
  • Estudo de caso: Artigos que relatam um estudo de caso clínico. Limite de palavras: 4.000, excluindo as referências (Download do template aqui). Atenção: o resumo, o abstract, os autores e as filiações não podem exceder a primeira lauda do template. Atenção: o resumo, o abstract, os autores e as filiações não podem exceder a primeira lauda do template.
  • Carta ao Editor –  Máximo 1 página. Deve conter no máximo de 300 palavras, incluindo cabeçalho e assinatura do correspondente, sem referências.
  • Resposta do autor – máximo 250 palavras. Deve conter no máximo de 500 palavras, incluindo cabeçalho e assinatura do correspondente, sem referências.

*Atenção: Os autores devem colocar seu manuscrito no respectivo template para submissão. Caso não consiga efetuar o download do template desejado utilize outro navegador.

*ATENÇÃO: Além do nome de todos os autores que constam no artigo, inclua também estes, com seus respectivos emails, na plataforma de submissão seção "3. INCLUSÃO DE METADADOS", clicando em Incluir Autor.

 

2.     Resumos

Deverá ser redigido em espaço simples. O resumo, com no máximo 500 palavras, deverá conter objetivo, material e métodos, resultados e conclusões, deve ser redigido em Times New Roman 10, espaçamento simples. Após o resumo, deverão ser indicadas, no máximo, 5 palavras-chave, somente com iniciais em maiúsculas e separadas por ponto. (Download do template aqui).

 3.     Taxa para publicação

Os autores são responsáveis pelos custos de publicação (taxa referente ao Digital Object Identifier – DOI®). Os valores para publicação serão cobrados ao autor correspondente quando o artigo é aceito. 

A taxa (em reais) por artigo aceito será atualizado segundo os valores do Digital Object Identifer no mesmo momento em que o artigo foi publicado. Por enquanto, este valor não está sendo cobrado.

4.     Ética em pesquisa

4.1   Direitos dos animais e de humanos 

Pesquisas com animais ou pesquisas clínicas devem ser realizadas com aprovação de Comitês locais de Ética em Pesquisa Humana ou Animal. Todos os manuscritos, exceto as revisões, devem incluir uma declaração na seção “Materiais e Métodos” atestando que a pesquisa foi aprovada por um comitê local, contendo seu número de protocolo de aprovação.

Seguindo as normas dos Comitês de Ética em Experimentação, não utilize nomes dos pacientes, iniciais ou números de registros nos hospitais. Informações de identificação não devem ser publicadas em descrições escritas, fotografias a menos que a informação seja essencial para fins científicos e o paciente (ou responsável) dê consentimento informado por escrito para publicação.

 Maiores informações:

Plataforma Nacional para Pesquisas envolvendo seres humanos.

http://portal2.saude.gov.br/sisnep/Menu_Principal.cfm

4.2   Requisitos para autoria

Apenas as pessoas que contribuíram diretamente para o conteúdo intelectual do trabalho devem ser listadas como autores. Os autores devem satisfazer todos os seguintes critérios para que assumam responsabilidade pública pelo conteúdo do artigo: 

  • Realizou, concebeu e planejou os experimentos/procedimentos presentes no artigo.
  • Interpretou os dados obtidos na pesquisa;
  • Escreveu, discutiu ou formatou a versão inicial/versão de revisão para a publicação da pesquisa;
  • Aprovou a versão final.

Lembre-se que colaboradores que não cumpriram os requisitos anteriores, embora você considere importante para a pesquisa, não podem ser contemplados com a autoria. Para tanto, pessoas que fizeram contribuições diretas ou substanciais para o trabalho, devem ser citados na seção “Agradecimentos”.

 4.3   Política de mudança de autoria

A adição, exclusão ou rearranjo de nomes de autores na autoria dos manuscritos é somente permitida antes do aceite final de cada artigo. Pedidos para adicionar ou remover um autor ou para reorganizar os nomes de autores, devem ser enviados para o Editor Chefe (e-saude.humap@ebserh.gov.br) pelo autor correspondente do manuscrito e deve incluir:

  • As alterações e a razão da solicitação de alteração;
  • Confirmação por escrito e assinada por todos os autores.

 5.     Preparação dos artigos científicos

 5.1   Linguagem e adaptação

Os artigos devem ser escritos em Português (Brasileiro). Encorajamos os autores a encaminhar o artigo, quando pronto, para um serviço profissional de revisão gramatical.

  • O texto deve ser adequado ao nosso Template disponível na seção de downloads
  • Adequações serão feitas pela equipe editorial da revista após a aprovação final do artigo.

5.2   Composição estrutural

  •  A composição estrutural dos artigos originais e resumidos deve seguir a seguinte ordem:
  • Introdução: Seção que indica a relevância do estudo, sua lógica e propósito bem como sua fundamentação.
  • Material e Métodos: Esta seção incluir apenas informações relevantes aos protocolos utilizados envolvendo detalhes suficientes para que sua pesquisa possa ser replicada, por exemplo, identificação de métodos, procedimentos, aparelhos, reagentes, análise estatística e aprovação do comitê de ética.
  • Resultados: Devem ser apresentados de forma lógica e em sequência. Os resultados não devem ser limitados apenas às imagens.
  • Discussão: Seção que inclui implicações dos achados bem como suas limitações contendo uma breve conclusão.
  • Referências bibliográficas: Maiores informações na seção 5.7.

5.3   Formatação do texto

O autor deve seguir a formatação já presente no Template da revista:

    • Não utilize abreviações no título do artigo.
    • O texto deve ser justificado por todo artigo. Não alinhe à esquerda ou à direita.
    • Para medidas utilize separação por barras. Ex: mg/mL; mg/kg; mL/kg.
    • O cabeçalho do título principal é negritado, escrito em fonte Times New Roman, sendo o tamanho da fonte número 13.
    • O nome dos autores é escrito em fonte Times New Roman, sendo o tamanho da fonte número 11. As filiações são indicadas ao lado do nome do autor, por números sobrescritos, fonte Times New Roman, sendo o tamanho da fonte número 10.
    • O texto deve ser escrito em fonte Times New Roman número 11. 
    • As referências, o Resumo e o Abstract devem ser escritos em fonte Times New Roman, sendo o tamanho da fonte número 10.
    • Palavras-chave são escritas em fonte Times New Roman, sendo o tamanho da fonte número 10. As palavras devem ser separadas por ponto e vírgula, sendo no mínimo três e no máximo cinco.
    • Cabeçalhos primários são negritados e devem ser numerados (Ex. 1.; 2.; 3.). São escritos em fonte Times New Roman, sendo o tamanho da fonte número 12.
    • Cabeçalhos secundários são negritados e devem ser numerados (Ex. 1.1; 1.2.; 1.3.). São escritos em fonte Times New Roman, sendo o tamanho da fonte número 11.
    • Cabeçalhos terciários são negritados com itálico e devem ser numerados (Ex. 1.1.1.; 1.1.2.; 1.1.3.). São escritos em fonte Times New Roman, sendo o tamanho da fonte número 11.

5.4   Carta de apresentação (Cover letter)

Todas as submissões devem conter uma carta de apresentação que não deve exceder duas páginas. A carta de apresentação é o momento que os autores têm para demonstrar o porquê acreditam que a pesquisa deve ser publicada na revista PECIBES, quais foram seus achados principais e quais perspectivas futuras. As seguintes informações também são necessárias:

  • Constar o nome completo e e-mail dos autores;
  • Título da pesquisa;
  • Assinatura (digitalizada) do autor correspondente atestando a veracidade das informações;
  • Informações do autor principal: Nome, Instituição – SIGLA. Endereço, Cidade, Estado, País, CEP, Telefone: +55 (). E-mail;
  • Um parágrafo informando potenciais conflitos de interesse entre os autores bem como a ciência da inteira responsabilidade sobre as informações veiculadas na publicação e do valor da taxa de publicação;
  • A carta de apresentação deve ser feita em meio digital ADOBE® PDF.

 5.5   Ilustrações e Tabelas 

  • Os autores devem seguira a Norma ABNT 6022:2018.
  • As tabelas devem ser numeradas consecutivamente (ex. Tabela 1.; Tabela 2.) no texto principal.
  • Todas as informações (incluindo abreviações) devem constar na legenda, localizada na parte inferior da tabela.
  • Não haverá taxa extra de publicação sobre figuras coloridas. Porém, gráficos devem ser enviados em escala de cinza.

5.6   Citações no texto:

A PECIBES utiliza sistema de citações próprio. Exemplos de citações:

  • Um autor: (Pesarini, 2015).
  • Dois autores: (Pesarini e Oliveira, 2015).
  • Três ou mais autores: (Pesarini et al., 2015).
  • Mais de um trabalho publicado no mesmo ano, pelos mesmos autores: (Pesarini e Oliveira, 2015a; Pesarini e Oliveira, 2015b).
  • Múltiplas citações do mesmo autor: (Pesarini, 2010; Pesarini et al., 2013; Pesarini e Oliveira, 2015)

5.7   Referências

A PECIBES utiliza sistema de referência próprio. Exemplos de referências:

  • Referências na seção específica:
    • As referências devem aparecer listadas por ordem alfabética e pelo sobrenome do primeiro autor.
    • Artigos publicados em revistas científicas:
      • Nome dos autores. Nome do artigo. Nome da revista, volume, pagina inicial-pagina final, Ano de publicação.
      • Pesarini JR, Zaninetti PT, Mauro MO, Carreira CM, Dichi JB, Ribeiro LR, Mantovani MS, Oliveira RJ. Antimutagenic and anticarcinogenic effects of wheat bran in vivo. Genetics and Molecular Research, 12, 1646-1659, 2013.
        • Artigos aceitos para publicação em revistas científicas
          • Nome dos autores. Nome do artigo. Nome da revista, in press.
          • Oliveira RJ, Navarro SD, de Lima DP, Meza A, Pesarini JR, Gomes RS, Karaziack CR, Mauro MO, Cunha-Laura AL, Monreal ACD, Romão W, Júnior VL, Beatriz A. A novel cytosporone 3-Heptyl-4,6-dihydroxy-3H-isobenzofuran-1-one: synthesis; toxicological, apoptotic and immunomodulatory properties; and potentiation of mutagenic damage. BMC Cancer, in press.

 

  • Livros:
    • Nome dos autores. Nome do livro. Edição (se houver). Cidade, País: Editora, Ano de publicação.
    • Laurence L, Brunton D, Björn CK, Bruce AC. As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 12ed. Rio de Janeiro, Brasil: Artmed editora, 2012.
      • Capítulos de livros:
        • Autores do capítulo. Nome do capítulo. Em: Autores do livro, eds. Nome do livro. Edição (se houver). Cidade, País: Editora, página inicial do capítulo-página final do capítulo, Ano de publicação.
        • Maluf SW, Erdtmann B. Biomonitorização do dano genético em humanos. Em: Silva J, Erdtmann B, Henriques JAP, eds. Genética Toxicológica. Porto Alegre, Brasil: Editora Alcance, 183-205, 2003.
          • Relatórios e materiais online:
            • Nome dos autores/Nome da instituição. Nome do relatório, Ano da publicação. Disponível em: <site>. Acessado em: data.
            • OMS (Organização Mundial da Saúde). Relatório N°297, 2015. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs297/en/>. Acessado em: 28 de Maio de 2015.
              • Anais publicados em Resumos de Congressos:
                • Nome dos autores. Nome da produção científica. Informações do evento em ordem:Nome do Evento, Suplemento(se houver), data, nome dos anais.
              • Dissertações e Teses:
                • Nome do autor. Nome da produção científica, Ano de defesa [Dissertação de Mestrado] ou [Tese de Doutorado]. Universidade - Sigla. Cidade/Estado. Pesarini JR. Níveis séricos de vitamina D associados com indicadores da Síndrome Metabólica na população brasileira, 2013 [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP. Rio Claro/SP.

 

 

5.8   Abreviações

Abreviações devem ser definidas na primeira vez em que aparecem no texto ou no resumo. Abreviações podem ser utilizadas em tabelas e figuras, porém, seus significados devem constar nas respectivas legendas.

5.9   Submissão

A Revista PECIBES recebe manuscritos por meio digital. Os autores devem enviar seu manuscrito via o sistema SEER OPEN JOURNAL SYSTEMS da UFMS. Os autores devem criar uma conta e iniciar uma nova submissão, seguindo os passos da plataforma de submissão.

Passos para publicação:

  • Submissão do artigo: Após a inserção no respectivo template, formatação do artigo nas normas da revista, e a elaboração da carta de apresentação, o procedimento de submissão do artigo é feito pelo autor correspondente, sendo que o e-mail utilizado para a submissão será o e-mail para comunicação entre os editores e o autor.
    *ATENÇÃO: Inclua o nome de todos os autores na plataforma de submissão, seção "3. INCLUSÃO DE METADADOS", clicando em Incluir Autor. 
  • Confirmação de envio: o e-mail de confirmação de envio é uma recepção bem sucedida da submissão e, ainda, indicativa de que todos os passos para formatação foram seguidos. Se nenhuma resposta foi recebida dentro de sete dias, o autor deve entrar em contato com o Editor Chefe da revista pelo e-mail bertha.borges@ebserh.gov.br.
  • Decisão inicial: Uma primeira decisão será tomada pelos editores em um prazo de 15 dias. Após este processo, o autor será notificado se o artigo foi aceito para revisão ou recusado.
  • Revisão inicial: Após avaliação pelos revisores (prazo máximo de 90 dias), será enviado um e-mail ao autor correspondente solicitando as correções necessárias para que o artigo seja aceito para publicação. Todas as alterações devem ser feitas em arquivo Microsoft Word®, utilizando a ferramenta de “revisão – controlar alterações”. Após esse processo, os autores devem resubmeter o artigo. As perguntas dos revisores que não se aplicam às alterações no texto principal devem ser respondidas em arquivo separado do Microsoft Word®.
  • Revisão final: Passado o processo de revisão e após o aceite final, será encaminhada uma prova gráfica ao autor correspondente. Esta é a última oportunidade de se alterar algo no artigo antes da publicação.

 

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