Educação permanente em serviço na linha de cuidado pediátrica com o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação
Resumo
Este relato descreve o desenvolvimento de educação permanente em serviço, utilizando as tecnologias da informação como recursos para capacitar uma equipe multiprofissional composta de colaboradores, residentes e graduandos de diferentes especialidades da área da saúde do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian – Humap - UFMS a fim de aperfeiçoar os conhecimentos sobre assuntos específicos voltados para a linha de cuidado pediátrico, O fato do treinamento ser disponibilizado via Ambiente Virtual de aprendizagem e proporcionar atemporalidade de acesso facilitou a consulta do material nos momentos de dúvidas; outro ponto positivo diz respeito à disponibilidade para acesso de possíveis novos funcionários levando em consideração a rotatividade das equipes, proporcionando assim, isonomia no cuidado. Ressalta - se que a produção dos vídeos com a descrição da técnica passo a passo mostrou-se extremamente didática, facilitando a assimilação do conteúdo exibido.
Palavras-chave: Tecnologias da informação. Educação Permanente em serviço. equipe multiprofissional.
Referências
2.Galasso, Galasso Galasso, L.; Picca, S.; Dialysis modalities for the management of pediatric acute kidney injury. Pediatr Nephrol. 2020 May;35(5):753-765.
3. Paula M. G. P.; Leite C. M. D. F.; Doença renal crônica na criança. In: PENIDO MGMG, TAVARES MS, KIRSZTAJN GM. (Org.) Nefrologia pediátrica: manual prático. São Paulo: Livraria Balieiro, 2015, p. 279-297.
4.Sanderson, K. R.; harshman, L. A.; Renal replacement therapies for infants and children in the ICU. Current Opinion in Pediatrics: June 2020 - Volume 32 - Issue 3 - p 360-366.
5. Autonomo, Francine Ramos de Oliveira Moura et al. A Preceptoria na Formação Médica e Multiprofissional com Ênfase na Atenção Primária – Análise das Publicações Brasileiras. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 316-327, junho 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000200316&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 set. 2021.
6. Alves, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Ver. Bras. Aprendizagem Aberta e a distância – RBAAD, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 83-91, Maio, 2011. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/235/113. Acesso em: 21 set. 2021.
7. Moran, J. M. Integração das Tecnologias na Educação. In: Salto para o Futuro. Brasília: Posigraf, 2005.
8. Moran, J. M.; Masetto, M. T.; Behrens, M. A. (Ed.). Novas tecnologias e mediações pedagógicas. 13. ed. São Paulo: Papirus, 2007.
Copyright (c) 2021 Aparecida Batista de Sousa Freire, Priscila Cristiane da Silva Mello, Isabela Valerio Guerreiro, Lígia Simões Ferreira, Camilla de Sousa Viana, Andreia Insabralde de Queiroz, Bertha Lúcia Costa Borges

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.