Influência e percepção dos pais no brincar de seus filhos durante a pandemia do covid-19
Resumo
Introdução: Durante a pandemia do COVID-19 diversas familias enfrentaram o desafio de ter as crianças em casa em tempo integral. Não foram encontrados na literatura estudos quanto às facilidades e dificuldades dos pais em lidar com todos os aspectos relacionados ao cuidado e necessidade do brincar da criança neste período. Objetivo: Verificar a influência e percepção dos pais sobre o brincar com seus filhos durante o distanciamento social no Brasil. Material e métodos: Estudo tipo survey, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP/UFMS) pelo parecer 4.473.475, em 18 de dezembro de 2020. Foi aplicado um questionário on-line e anônimo pelo WhatsApp, Instagram e Facebook, com pais de crianças com idade de 0 a <4 anos residentes no Brasil. As perguntas abordavam os seguintes aspectos: as características da criança e da família; a percepção dos pais sobre sua capacidade parental e limitações do brincar; e a percepção dos pais sobre as escolhas de estímulos que oferecem ao filho no cotidiano. O questionário foi construído por 3 especialistas em desenvolvimento infantil e avaliado por 4 mães antes do início da coleta de dados. Foi realizada análise descritiva, utilizando-se valores médios e proporções. Resultados: A idade média dos pais foi de 3 5,0±4,8 anos, e das crianças de 22,5±11,3 meses. Os pais relataram que a frequência de brincadeiras com os filhos era maior (59,6%) ou igual (36,2%) em relação a antes do período de distanciamento social; 63,1% deixavam seus filhos brincar livremente enquanto realizavam outras atividades rotineiras. A maioria das crianças (66,7%) passava mais tempo brincando com um aparelho com tela do que antes do distanciamento social. Conclusão: Mesmo com aumento da interação entre pais e filhos, o tempo das crianças nas telas também aumentou, fator preocupante no processo de desenvolvimento global que deve ser investigado.
Palavras-chave: Crianças. Covid-19. Isolamento social. Desenvolvimento infantil.
Copyright (c) 2021 Amanda de Oliveira Arguelho, Daniele de Almeida Soares Marangoni, Andréa Baraldi Cunha, Rosana Machado de Souza Soares
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