Resumo: <br>Exposição materna à Moquiniastrum polymorphum subsp. Floccosum causa aborto, danos no DNA e comprometem o desenvolvimento gestacional. PECIBES, supl.1, 26, 2015.
Resumo
O extrato etanólico de Moquiniastrum polymorphum subsp. Floccosum, suas frações e compostos isolados possuem atividade anti-inflamatória em ambos os sexos. O extrato etanólico dessa planta ainda foi indicada para a bioprospecção de um anti-inflamatório fitoterápico para uso durante a gestação por não apresentar efeito mutagênico, não alterar o desempenho reprodutivo e nem o desenvolvimento embriofetal o que sugere segurança no seu uso. Frente ao exposto a presente pesquisa avaliou os efeitos das frações diclorometano (DCM) e butanólica (BT) de M. polymorphum em camundongos fêmeas prenhes. Os animais foram tratados em período pré-implantação (1-4 dia gestacional (dg)), de organogênese (5-15dg) e gestacional (1-18dg) com as doses de 300mg/kg e 100mg/kg para DCM e BT, respectivamente. As análises estatísticas demonstraram que a DCM é abortiva ou impede a nidação nos três protocolos testados sendo sua ação mais pronunciada no protocolo de pré-implantação (p<0,05). Ambas as frações testadas são mutagênicas e a maior mutagenicidade foi observada na fração DCM elevando em 58,5x a frequência de micronúcleos (p<0,05). Outros parâmetros reprodutivos como o número de reabsorções, taxa de reabsorção, número de implantes, peso fetal e viabilidade fetal não apresentaram diferenças estatisticamente significativas (p>0,05). Os resultados sugerem que as frações de M. polymorphum possui toxicidade por aumentar a frequência de lesões genéticas e alterar o desempenho reprodutivo, fatos que contraindicam o seu uso para prospecção de medicamentos anti-inflamatórios para uso em período gestacional
Publicado
2017-09-20
Como Citar
PESSATTO, L. R.; GONÇALVES, C. A.; DAVID, N. DE; STRAPASSON, R. L. B.; KASSUYA, C. A. L.; MONREAL, A. C. D.; STEFANELLO, M. ÉLIDA A.; OLIVEIRA, R. J. Resumo: <br>Exposição materna à Moquiniastrum polymorphum subsp. Floccosum causa aborto, danos no DNA e comprometem o desenvolvimento gestacional. PECIBES, supl.1, 26, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 20 set. 2017.
Seção
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.