Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: investigando a compreensão de professores acerca do Pensamento Algébrico
Resumo
Nos dias atuais muito se tem pesquisado, internacionalmente, sobre o trabalho com o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porém tais pesquisas têm se voltado mais para o aluno que aprende do que para o professor que ensina. Considerando a importância do conhecimento matemático do professor na aprendizagem dos alunos e referendando a potencialidade do trabalho com o Pensamento Algébrico, este artigo se propõe a identificar qual a compreensão de professores dos Anos Iniciais acerca do significado do Pensamento Algébrico e em que medida eles reconhecem os elementos que o constituem. Para tal, a partir de um processo de formação, analisa-se a compreensão dos professores acerca desse pensamento. Os resultados evidenciam que, no que se refere ao trabalho com o Pensamento Algébrico os professores possuem um conhecimento mais voltado para o saber fazer, em detrimento do conhecimento do conteúdo a ser ensinado.
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