Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: investigando a compreensão de professores acerca do Pensamento Algébrico

  • Miriam Criez Nobrega Ferreira UFABC
  • Alessandro Jacques Ribeiro UFABC
  • Carlos Miguel Ribeiro UNICAMP
Palavras-chave: Álgebra nos Anos Iniciais. Pensamento Algébrico. Conhecimento Matemático dos Professores.

Resumo

Nos dias atuais muito se tem pesquisado, internacionalmente, sobre o trabalho com o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porém tais pesquisas têm se voltado mais para o aluno que aprende do que para o professor que ensina. Considerando a importância do conhecimento matemático do professor na aprendizagem dos alunos e referendando a potencialidade do trabalho com o Pensamento Algébrico, este artigo se propõe a identificar qual a compreensão de professores dos Anos Iniciais acerca do significado do Pensamento Algébrico e em que medida eles reconhecem os elementos que o constituem. Para tal, a partir de um processo de formação, analisa-se a compreensão dos professores acerca desse pensamento. Os resultados evidenciam que, no que se refere ao trabalho com o Pensamento Algébrico os professores possuem um conhecimento mais voltado para o saber fazer, em detrimento do conhecimento do conteúdo a ser ensinado.

Biografia do Autor

Miriam Criez Nobrega Ferreira, UFABC

Bolsista do Programa Observatório da Educação (*OBEDUC/Capes) no âmbito do projeto “Conhecimento Matemático para o Ensino de Álgebra: uma abordagem baseada em perfis conceituais”, na Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestre do Programa de Pós-Graduação em História e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC). 

Alessandro Jacques Ribeiro, UFABC
Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor na Universidade Federal do ABC (UFABC), vinculado ao Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC).
Carlos Miguel Ribeiro, UNICAMP

Doutor em Educação Matemática pela Universidade de Huelva (Espanha). Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP. 

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Publicado
2018-07-05
Como Citar
NOBREGA FERREIRA, M. C.; RIBEIRO, A. J.; RIBEIRO, C. M. Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: investigando a compreensão de professores acerca do Pensamento Algébrico. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, 5 jul. 2018.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)