O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários para o editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx e foi feito a partir do Template
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Autorizo e me responsabilizo por esta publicação de acordo com as normas e padrões desta revista.
  • Junto à submissão do manuscrito está(ão) sendo enviado(s) o(s) Termo(s) de Responsabilidade preenchido(s) e assinado(s) (um para cada autor).
  • Todos os autores serão cadastrados no momento inicial da submissão (não poderão ser adicionados na plataforma novos autores após a aprovação do artigo).

Diretrizes para Autores

A Revista Perspectiva da Educação Matemática é uma publicação QUADRIMESTRAL. São considerados  para a publicação: traduções de artigos internacionais de notada relevância e trabalhos originais que sejam classificados em uma das seguintes modalidades: resultados de pesquisas sob a forma de artigos; ensaios; resenhas de teses; estudos de caso (NÃO são aceitos Relatos de Experiência).

A aceitação para publicação de qualquer trabalho está subordinada à prévia aprovação do Conselho Editorial e ao atendimento das condições especificadas abaixo:

1) É de responsabilidade do(s) autor(es) as correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação, pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado. A clareza e a correção da linguagem e a pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas;

2) O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es);

3) Os trabalhos submetidos à publicação passarão pela análise de componentes do Conselho Editorial da revista. Os artigos deverão ser submetidos na plataforma da revista (http://seer.ufms.br/index.php/pedmat). O editor encaminhará o texto para apreciação de dois ou mais membros do Conselho Editorial. A escolha dos avaliadores é feita pelos editores, considerando o tema e a abordagem do trabalho submetido à apreciação, a competência técnica específica dos membros consultores e a ausência de conflito de interesses. Em casos específicos, a critério dos editores, podem ser convidados a emitir pareceres profissionais ad hoc externos ao Conselho Editorial;

4) A revista Perspectivas da Educação Matemática procede à avaliação por pares, em duplo cego, podendo resultar em três situações: i) aprovação (publicação conforme apresentado), ii) aprovação com pequenas modificações, iii) recusa (reprovação para publicação).

5) Quando da submissão de artigos, os autores recebem confirmação do recebimento. Os autores voltam a ser contatados quando o editor tem em mãos os pareceres emitidos pelo Conselho Editorial. No caso de artigos aprovados com pequenas modificações, o contato entre editor e autor(es) continua até o artigo estar reelaborado segundo as exigências dos pareceres emitidos. Todos os autores são comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido. Por fim, no tempo devido, os autores de artigos aprovados são comunicados sobre a edição em que o texto efetivamente virá a público.

6) Os autores, no ato da SUBMISSÃO, deverão baixar, preencher e assinar Termo de Responsabilidade e cessão de direitos, declarando (a) que o artigo refere-se a uma pesquisa original não publicada (só serão aceitos artigos já apresentados em congressos ou eventos similares se a versão submetida a revista for significativa e comprovadamente ampliada, em termos teóricos e/ou metodológicos, em relação à versão já disponível, e (b) que permitem a publicação do original em edição específica da revista (cessão de direitos).

7) Não há prazo determinado para o envio de artigos para as edições regulares, cujo fluxo de recebimento e processamento é contínuo. Para as edições temáticas há chamadas específicas de artigos (Call for Papers) divulgadas amplamente à comunidade de pesquisa em Educação Matemática.

8) A versão do original, sem identificação dos autores (no cabeçalho, no corpo do texto ou nas referências), deve ser submetida diretamente na plataforma da revista (http://seer.ufms.br/index.php/pedmat). O texto deve ser elaborado UTILIZANDO O TEMPLATE. Os autores devem realizar o download do arquivo e editar diretamente no Word ou equivalente. O item nome dos autores está BLOQUEADO e será adicionado somente após avaliação do texto - PARA BAIXAR O TEMPLATE  CLIQUE AQUI (2023)

Vídeo para auxílio no uso do Template: https://youtu.be/XYEoQtDRpSE

8.1) Informações sobre a formatação do artigo:

Toda a configuração do texto deve ser feita manipulando os estilos do Word predeterminados para o arquivo do template, no menu “Início” ou “Página Inicial” (depende da versão do word que você esteja usando). Basta digitar ou colar o texto (sem formatação) e selecionar no menu indicado qual o tipo de texto foi ou está sendo inserido (título, resumo, corpo do texto, citação etc.).

9) O artigo submetido à avaliação da revista Perspectivas da Educação Matemática não deverá estar submetido para outra publicação e nem ter sido publicado em outro periódico.

10) A Revista Perspectivas da Educação Matemática aceita artigos em Português, Inglês e Espanhol.

11) A partir de fevereiro de 2023 será obrigatória a revisão profissional dos textos no que se refere à ortografia e gramática, bem como normas da ABNT após o texto ter sido aprovado.

 

SUBMISSÃO DE PROPOSTA PARA SEÇÃO/EDIÇÃO TEMÁTICA

A Revista Perspectivas publica em suas edições Seções Temáticas específicas e, havendo necessidade em função da quantidade de artigos aprovados, volumes/edições temáticas. Para tal proposta os editores da Seção deverão submeter a proposta para apreciação dos editores que, havendo concordância, encaminharão para o Colegiado dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da UFMS para aprovação final. Todo o processo de recebimento, avaliação e publicação das seções temáticas deve ser idêntico ao de fluxo contínuo (avaliação cega pelos pares, envio e publicação pela plataforma e no template da revista). O e-mail com a proposta deve ser enviado para pem.inma@ufms.br , ficha de submissão https://drive.google.com/file/d/1XOUR3ktuO5MwEaqw4kNDQtLA1VogL8VU/view?usp=sharing .

Artigos (fluxo contínuo)

* Não se enquadram nesta seção Resenhas ou Relatos de Experiência (não aceitos pela Revista);

* Todo texto passa por uma triagem inicial dos Editores quanto à adequação de formato, escopo, qualidade mínima da escrita, anonimato e respeito ao template da revista; submissões reprovadas nesta etapa serão recusadas e os autores poderão fazer uma nova submissão após as adequações necessárias.

* Os textos serão avaliados pelo processo duplo-cego;

* Submissões aprovadas com modificações deverão atestar terem realizado todas as modificações sugeridas sob pena de retirada/recusa do artigo;

* É obrigatório passar o texto por revisão profissional de escrita (ortografia e ABNT) antes do envio da versão final (após aprovação), deverão anexar à versão final a carta do profissional responsável pela revisão;

* Todo processo de comunicação, desde o recebimento até a publicação, é realizado exclusivamente pela Plataforma OJS;

* Recomenda-se fortemente que os artigos sejam publicados também em inglês (pode-se adicionar uma tradução ao final do processo, ficando as duas versões disponíveis);

* A Revista Perspectivas não cobra nenhuma taxa para a publicação dos artigos ou para acesso aos mesmos.

Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis

O Modelo dos Campos Semânticos (MCS), teoria elaborada pelo Prof. Dr. Romulo Campos Lins (1954-2017), completará 30 anos em 2022. Considerando as diferentes e variadas abordagens adotadas por pesquisadoras e pesquisadores que tratam do MCS no que se refere ao campo da Formação de Professores, em particular de professoras e professores que ensinam Matemática, entendemos a pertinência e relevância de organizar junto à Revista Perspectivas da Educação Matemática um número temático que visa a congregar representantes dessa diversidade de produções.
Sendo assim, gostaríamos de convidar você a participar dessa edição, que será uma justa homenagem ao Prof. Dr. Romulo Campos Lins, que tanto contribuiu à consolidação da área da Educação Matemática no Brasil e que deixou, pela teoria por ele produzida e por todo o trabalho desenvolvido como educador matemático, um legado inestimável.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

TERMO DE RESPONSABILIDADE DEVE SER BAIXADO EDITADO, ASSINADO E ENVIADO NO ATO DA SUBMISSÃO