Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários para o editor".
- O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx e foi feito a partir do Template
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
- Autorizo e me responsabilizo por esta publicação de acordo com as normas e padrões desta revista.
-
Junto à submissão do manuscrito está(ão) sendo enviado(s) o(s) Termo(s) de Responsabilidade preenchido(s) e assinado(s) (um para cada autor).
- Todos os autores serão cadastrados no momento inicial da submissão (não poderão ser adicionados na plataforma novos autores após a aprovação do artigo).
Artigos (fluxo contínuo)
* Não se enquadram nesta seção Resenhas ou Relatos de Experiência (não aceitos pela Revista);
* Todo texto passa por uma triagem inicial dos Editores quanto à adequação de formato, escopo, qualidade mínima da escrita, anonimato e respeito ao template da revista; submissões reprovadas nesta etapa serão recusadas e os autores poderão fazer uma nova submissão após as adequações necessárias.
* Os textos serão avaliados pelo processo duplo-cego;
* Submissões aprovadas com modificações deverão atestar terem realizado todas as modificações sugeridas sob pena de retirada/recusa do artigo;
* É obrigatório passar o texto por revisão profissional de escrita (ortografia e ABNT) antes do envio da versão final (após aprovação), deverão anexar à versão final a carta do profissional responsável pela revisão;
* Todo processo de comunicação, desde o recebimento até a publicação, é realizado exclusivamente pela Plataforma OJS;
* Recomenda-se fortemente que os artigos sejam publicados também em inglês (pode-se adicionar uma tradução ao final do processo, ficando as duas versões disponíveis);
* A Revista Perspectivas não cobra nenhuma taxa para a publicação dos artigos ou para acesso aos mesmos.
Educação Matemática com pessoas jovens, adultas e idosas
Recentemente foi criado o Grupo de Trabalho 16 - Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (GT 16), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Esse GT tem como objetivo central lutar para que a comunidade da Educação Matemática volte sua atenção reflexiva, sua vitalidade criativa e seu engajamento político para as demandas e as possibilidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como modalidade de oferta da Educação Básica, constantemente negligenciada pelas políticas públicas em nosso país, e para a Educação com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI), num sentido mais amplo, como campo de ação pedagógica e de investigação.
A intenção deste dossiê é reunir e divulgar a reflexão que se tem produzido no âmbito dessa preocupação com as contribuições e os desafios da Educação Matemática na modalidade EJA e no campo da EPJAI, seus marcos teórico-metodológicos, seus achados, suas análises, seus desdobramentos, seus limites e suas perspectivas.
A busca pelo fortalecimento, via interlocução qualificada, dos educadores/as e investigadores/as que se dedicam às questões relacionadas à Educação Matemática com pessoas jovens, adultas e idosas que foram privadas do acesso ao direito à Educação Escolar quando crianças ou adolescentes (EMPJAI), está também entre os motivos que nos levaram a propor este dossiê.
Espera-se, com este espaço, que pesquisadores/as do país todo possam contribuir com seus estudos acerca da EMPJAI, fortalecendo as discussões da área e potencializando a parceria entre diferentes grupos. Ainda, considerando o contexto atual de políticas neoliberais e de restrição de direitos, esta coletânea destaca-se como necessária quando levam a público investigações, práticas pedagógicas e modos de conceber as relações pedagógicas que medeiam ou são mediadas por conhecimentos matemáticos, envolvendo estudantes, professores/as, gestores/as e investigadores/as da Educação com pessoas jovens, adultas e idosas.
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis
O Modelo dos Campos Semânticos (MCS), teoria elaborada pelo Prof. Dr. Romulo Campos Lins (1954-2017), completará 30 anos em 2022. Considerando as diferentes e variadas abordagens adotadas por pesquisadoras e pesquisadores que tratam do MCS no que se refere ao campo da Formação de Professores, em particular de professoras e professores que ensinam Matemática, entendemos a pertinência e relevância de organizar junto à Revista Perspectivas da Educação Matemática um número temático que visa a congregar representantes dessa diversidade de produções.
Sendo assim, gostaríamos de convidar você a participar dessa edição, que será uma justa homenagem ao Prof. Dr. Romulo Campos Lins, que tanto contribuiu à consolidação da área da Educação Matemática no Brasil e que deixou, pela teoria por ele produzida e por todo o trabalho desenvolvido como educador matemático, um legado inestimável.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
TERMO DE RESPONSABILIDADE DEVE SER BAIXADO EDITADO, ASSINADO E ENVIADO NO ATO DA SUBMISSÃO