Dos Manuscritos da Aritmética Elementar de Charles S. Peirce: um cenário sócio-histórico

  • Leandro Josué de Souza
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Unesp
  • Maria Ednéia Martins Salandim Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Unesp

Resumo

Esse artigo pretende apresentar os manuscritos não publicados conhecidos como Aritmética Elementar de Peirce e tecer considerações gerais tanto sobre sua produção – o que envolve a tortuosa história de como os manuscritos foram anexados a seu acervo e resgatados por Carolyn Eisele no início de 1970 –, quanto sobre a biografia de seu autor e o contexto educacional dos Estados Unidos do século XIX para o qual a obra foi proposta como uma série de manuais didáticos. Tais considerações são exercícios de interpretação baseados no referencial da Hermenêutica de Profundidade proposto por Thompson (2011). Conforme esse referencial, uma análise sócio-histórica – como a aqui tratada – e uma análise formal – com foco na composição, temas, estilo de redação e materialidade da obra – devem necessariamente interagir incessante e insistentemente, potencializando uma aproximação à ideologia que a obra manifesta, defende e faz circular, sustentando e/ou promovendo relações assimétricas de poder.

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AUTOR, 2017.

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Publicado
2018-05-22
Como Citar
SOUZA, L. J. DE; GARNICA, A. V. M.; MARTINS SALANDIM, M. E. Dos Manuscritos da Aritmética Elementar de Charles S. Peirce: um cenário sócio-histórico. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, 22 maio 2018.