Quando dividir torna-se somar em Educação Matemática: notas sobre contribuições de grupos colaborativos ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes

  • Klinger Teodoro Ciríaco (UFMS/CPNV)
Palavras-chave: Colaboração, Desenvolvimento Profissional, Prática Pedagógica.

Resumo

Neste artigo procuro levantar argumentos teóricos das possíveis contribuições de grupos colaborativos para o desenvolvimento profissional de professores, especificamente aqueles que se encontram no início da docência. O referencial teórico apoia-se em autores que discutem “colaboração” e “colegialidade” na cultura do trabalho docente, bem como questões ligadas ao processo de constituir-se professor. Em termos metodológicos, como trata-se de um ensaio teórico, este encontra-se numa perspectiva transversal ao longo da discussão, o que levanta a importância de perceber que a dinâmica de um trabalho colaborativo tem em si uma metodologia centrada no processo das ações do grupo e dos princípios estruturadores da prática pedagógica. A conclusão recaí em reconhecermos ser preciso romper com o paradigma de pesquisas descritivas/normativas para o paradigma propositivo/construtivo, ou seja, pesquisar com o professor o que, sem dúvida, aponta ser a prática colaborativa um dos possíveis caminhos, o qual escolhi acreditar.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, (UFMS/CPNV)
Pós-Doutor em Psicologia da Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Câmpus Bauru. Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus de Naviraí) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS atuando na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo". Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (FCT-UNESP) com Programa Intercalar em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa - Portugal (Doutorado Sanduíche); Mestre em Educação pela UNESP, área de concentração em Educação Infantil e Matemática; Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus Três Lagoas). Atua na área de Educação e Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil, Grupos Colaborativos, Formação de Professores para o ensino dos conteúdos matemáticos, Início da Docência, Crenças, Atitudes e Autoeficácia em relação à Matemática.

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
CIRÍACO, K. T. Quando dividir torna-se somar em Educação Matemática: notas sobre contribuições de grupos colaborativos ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 28 fev. 2019.