Quando dividir torna-se somar em Educação Matemática: notas sobre contribuições de grupos colaborativos ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes
Resumo
Neste artigo procuro levantar argumentos teóricos das possíveis contribuições de grupos colaborativos para o desenvolvimento profissional de professores, especificamente aqueles que se encontram no início da docência. O referencial teórico apoia-se em autores que discutem “colaboração” e “colegialidade” na cultura do trabalho docente, bem como questões ligadas ao processo de constituir-se professor. Em termos metodológicos, como trata-se de um ensaio teórico, este encontra-se numa perspectiva transversal ao longo da discussão, o que levanta a importância de perceber que a dinâmica de um trabalho colaborativo tem em si uma metodologia centrada no processo das ações do grupo e dos princípios estruturadores da prática pedagógica. A conclusão recaí em reconhecermos ser preciso romper com o paradigma de pesquisas descritivas/normativas para o paradigma propositivo/construtivo, ou seja, pesquisar com o professor o que, sem dúvida, aponta ser a prática colaborativa um dos possíveis caminhos, o qual escolhi acreditar.
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