Uma ANÁLISE DE FRASEOLOGISMOS EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS

  • Wellington Gomes de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Abstract

Este artigo atravessa questões relacionadas ao caráter argumentativo que recobre a referenciação em textos de diversas naturezas, como é o caso dos gêneros fílmicos, por exemplo. Nessa direção, o objetivo desta abordagem é analisar a argumentatividade das construções referenciais presentes no filme “Não olhe para cima”, a partir do desenvolvimento de objetos de discurso. Como foco de estudo, tem-se a materialidade textual do gênero fílmico em questão, na qual se encontram processos argumentativos os quais giram em torno do referente foco da análise: o cometa. A discussão é fundamentada por estudos de autores da referenciação e da argumentação, tais como: Mondada; Dubois (2003), Cortez; Koch (2013), Custódio Filho (2011, 2015), Koch; Elias (2018), Cavalcante et al. (2020). Em relação aos procedimentos metodológicos, optou-se pela realização de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Com a análise proposta, compreende-se que os processos referenciais erigidos acerca do objeto de discurso em pauta concorrem para a percepção dos posicionamentos argumentativos pretendidos no projeto de dizer de cada interlocutor.

Author Biography

Wellington Gomes de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Letras. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Published
2022-08-17
How to Cite
Gomes de Souza, W. (2022). Uma ANÁLISE DE FRASEOLOGISMOS EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS. Rascunhos Culturais, 13(25). https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v13i25.17641