EM BRANCO E PRETO

A FRONTEIRA DO CORPO NO VIDEOCLIPE “THIS IS AMERICA”, DE DONALD GLOVER

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações de corpos brancos e negros, bem como as relações estabelecidas por eles no videoclipe, “This is America”, do artista estadunidense Donald Glover. O ator performa corpos brancos e negros que se opõem, mas que ao mesmo tempo se travestem um do outro em um jogo de ressignificação que acaba sempre reiterando o corpo negro na posição de sujeito marginalizado, por um discurso embebido de uma hegemonia branca. Para tanto, ao compreendermos o trabalho de Glover como uma construção discursiva, carregada de história e, consequentemente, permeada por ideologias, partiremos dos estudos realizados por Michel Pêcheux (1938-1983), estudioso da Análise do Discurso. O recorte teórico se deve pelo entendimento de que a mencionada área, ao pontuar o trabalho da linguagem, busca compreender o funcionamento dos discursos em seus diferentes contextos de uso. Em vista disso, assinalamos que o vídeo ao denunciar o racismo estrutural existente na sociedade norte-americana, pontua a necessidade de um corpo negro que se faz protagonista de sua própria história.

Author Biographies

Ânderson Martins Pereira, IFFAR - Campus Alegrete

Doutor em Letras com ênfase em Estudos Literários, na linha de Sociedade, (inter)textos literários e tradução nas Literaturas Estrangeiras Modernas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo sido bolsista CAPES. Possui graduação em Licenciatura em letras -Português/ Inglês - pela Universidade Federal do Pampa (2012) e especialização em Linguagem e Docência (2014), pela mesma instituição. Mestre em letras com área de concentração em literatura comparada na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), período no qual foi, também, bolsista CAPES. Atualmente, é professor de português e inglês no Instituto Federal Farroupilha( IFFAR), campus Alegrete. Atua também como tutor a distância do curso de Letras - habilitação português e respectivas literaturas - da Universidade aberta do Brasil (UAB), vinculada à universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Está, particularmente, interessado nos seguintes temas: Utopia, Distopia, transumanidade e pós-humanidade.

Ariane Ávila Neto de Farias, IFFAR - Campus Frederico Westphalen

Doutora em Letras, com ênfase em História da Literatura, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em Letras, com habilitação em português, inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e mestrado em Letras, com ênfase em Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, é professora de português e inglês no Instituto Federal Farroupilha, campus Frederico Westphalen; atua também como Coordenadora de Ações Afirmativas (CAA)

Aline de Lima Bazerque, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestra em Letras (área de concentração: Estudos da Linguagem) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé. Atuou como professora de Língua Inglesa pelo Núcleo de Línguas Adicionais da Unipampa em 2010 e 2012 e pelo SENAC Bagé - RS durante os anos de 2013 e 2014. Atuou como coordenadora pedagógica e professora de Língua Inglesa pela rede municipal de Caçapava.

Published
2024-04-29
How to Cite
Martins Pereira, Ânderson, Ávila Neto de Farias, A., & de Lima Bazerque, A. (2024). EM BRANCO E PRETO. Rascunhos Culturais, 14(28), 21-35. https://doi.org/10.55028/rascunhosculturais.v14i28.19430